O MMA é a abreviação em inglês para Artes Marciais Mistas. Para quem não sabe, é uma modalidade de esporte que usa golpes e técnicas de luta. Frequentemente, acontecem as competições pela disputa do cinturão, a mais conhecida delas é o UFC, Ultimte Fighting Championship. É a organização que coordena o esporte, assim como o futebol está para a NFL.
O momento mais aguardado das competições é o famoso nocaute. É o critério para o encerramento do combate e a eventual vitória. Quando o nocaute acontece, um dos competidores vai ao chão, sendo derrotado pelo seu adversário. A vitória pode demorar muitos minutos para acontecer, por outro lado existem os nocautes mais rápidos de toda a história. Confira.
Terrance McKinney
Terrance McKinney é um lutador profissional norte-americano que treina na academia Warrior Camp, em Spokane, Washington. Ele surpreendeu todos ao fazer um nocaute de 7 segunddos na noite de sua estreia. Começou com chave de ouro em sua passagem pelo UFC, enquanto enfrentava Matt Frevola. Esse feito é para poucos, não é mesmo? Olha isso:
Lembrando que Matt Frevola era veterano na competição, e perdeu para o novato. Terrance entrou para história da categoria dos leves, tendo o terceiro nocaute mais rápido de todos os tempos. A luta foi decidida com poucos golpes, acertando um jab com a mão direita. Isso foi suficiente para baquear o adversário e levá-lo ao chão.
Os movimentos foram tão rápidos que ainda deu tempo de dar alguns socos com Frevola no chão. O juiz interrompeu o combate e deu a vitória ao novato. Ao comemorar, Teerrance subiu na grade para celebrar com a plateia e acabou caindo e machucando o joelho. A lesão foi séria e precisou de ajuda para sair do octógono. Quanto entusiasmo!
Ryan Jimmo
Embora Terrance McKinney tenha batito um recorde ao dar um nocaute em 7 segundos, isso foi histórico para a sua categoria. Afinal, em outros anos, tiveram lutadores que já tinham realizado o feito. Um exemplo é o canadense Ryan Jimmo, que nocauteou Anthony Perosh em 20112. Veja só como foi:
Como pode ver, foi bem semelhante ao golpe de McKinney. Com apenas um jab direto, Ryan fez seu adversário cair. Quando venceu Anthony, o canadense estava na categoria meio-pesado do UFC. Hoje em dia ele está aposentado, mas se manteve em atividade durante muito tempo, entre 2007 a 2016.
Ryan atingiu recordes durante sua carreira, não foi à toa que chegou a ser chamado para o The Ultimate Fighter. Apesar da carreira brilhante, a sua estreia no UFC, foi bem diferente da de Terrance. Ao enfrentar Karlos Vemola, o lutador acabou se lesionando e foi obrigado a deixar a competição. Na sua última luta em 2015, perdeu para o brasileiro Francimar Barroso.
Jung Chan Sung
Em 2011, o sul-coreano Jung Chan Sung também levou o seu rival ao chão com apenas 7 segundos, após o início do combate. Seu adversário na disputa era o ex-lutador canadense Mark Hominick. Conforme o vídeo abaixo, o campeão do TKO foi praticamente massacrado em pouquíssimo tempo. Chegou a golpear Jung, mas o contra ataque foi certeiro.
O apelido do sul-coreano no MMA é zumbi coreano, acho que dá para entender esse nome depois de assistir esse golpe sinistro. Além disso, o lutador é conhecido pela habilidade em seguir na luta, mesmo depois de sofrer golpes duros. Jung fez sua estreia no ringle em 2007 e no final do mesmo ano, foi campeão dos pesos-leves do Pancrase Korea.
O sul-coreano acumula 17 vitórias, inclusive contra o brasileiro Renato Moicano. Seu mais recente combate foi contra o americano Dan Ige, de quem ele também ganhou. Em contrapartida, perdeu de José Aldo, no Rio de Janeiro, em 2013. O zumbi segue em ativa e pelo visto não vai deixar os ringues tão cedo.
Todd Duffee
Outro recordista dos 7 segundos é o norte-americano Todd Duffe, que hoje em dia faz parte da categoria peso-pesado do UFC. O lutador treina na American Kickboxing Academy, em San Jose, no estado da Califórnia. Em 2009, quando enfrentava o canadense Tim Hague, nocauteou o adversário em tempo recorde. Inclusive, foi o primeiro a bater esse tempo tão curto.
Não encontramos vídeos, mas o momento está registrado no esporte. Uma curiosidade triste, é que Tim Hague, lutador nocauteado por Todd, faleceu em 2017 após ser nocauteado durante luta contra Adam Braidwoodem, sofrendo uma hemorragia no cérebro. O lutador tinha apenas 34 anos. Seu falecimento fez com que novas regras fossem criadas para a modalidade.
Voltando a falar sobre Todd Duffe, o norte-americano marcou a história do MMA depois do nocaute. Em entrevistas após o combate, o lutador chegou a dizer que a vitória tinha sido um aperitivo e que agora queria comer o presidente do UFC. No total, tem 9 vitórias, incluindo contra o brasileiro Assuerio Silva, e apenas 3 derrotas. São bons números.
Duane Ludwig
Agora começam os recordes de nocaute ainda mais impressionantes. Duane Paul Ludwing é um lutador americano que coleciona diversos títulos na carreira. Além de ser um dos cinco vencedores do K-1, competições de Kickboxing, e o único a vencer o World MAX e competir no UFC, é autor do nocaute mais rápido da história do MMA.
Duane levou apenas 6 segundos para nocautear o canadense Jonathan Goulet. Um fato que chama atenção no vídeo é que, diferente dos outros lutadores, o americano não ficou dando socos no adversário caído. Seu golpe foi preciso e suficiente para levar o rival ao chão. A vitória sobre Goulet aconteceu no UFC em 2012 e deixou muita gente impressionada.
Acontece que esse recorde foi soado, viu? O UFC chegou a cronometrar tempo de 11 segundos, mas os fãs tiveram que recorrer, afirmando que tinha um erro na cronometragem da disputa. A pressão foi suficiente para o presidente da organização, Dana White, conceder o título recorde ao lutador. Durante anos isso foi discutido, mas o que vale é o parecer final do UFC, não é mesmo?
Jorge Masvidal
Jorge Masvidal entrou para a história do MMA, após dar uma joelhada sinistra contra Ben Askren. O golpe consagrou o lutador com o nocaute mais rápido da história. Claro, depois de Duane Ludwing que realizou o feito primeiro. Masvidal recebeu o título simbólico BMF, que é uma lista de campeões do UFC. Veja como foi o golpe fatal:
Trouxemos dados ainda mais precisos. Masvidal demorou somente 2,5 segundos para realizar o golpe e levar o rival ao nocaute. No entanto, computando o momento em que o árbitro encerrou o combate, foram 5 segundos. O quadro de cartel do norte-americano é recheado, somando 49 combates, sendo 35 vitórias, 16 por nocaute e somente 2 por finalização. Tem 14 derrotas.
Um fato curioso é que dois dias antes da luta, seu técnico tinha publicado no Instagram um vídeo do lutador realizando o golpe. Após vencer o combate, Masvidal declarou que percebeu o seu adversário ansioso para ir para cima dele. Então, usou isso a seu favor e colocou as duas mãos nas costas, como se estivesse esperando o ataque. Ou seja, blefou e levou a melhor.
Quem são os maiores lutadores de MMA
Agora que viu os nocautes mais rápidos da história, separamos algumas curiosidades sobre o UFC. Se não é um fã fanático pelo esporte, dificilmente vai saber os nomes dos melhores lutadores do MMA. Vai muito além de Anderson Silva, viu? Nos últimos 10 anos, surgiram diversos atletas que sem dúvida marcaram os ringues.
Nada melhor do que falar da brasileira Amanda Nunes. Foi para os Estados Unidos com o objetivo de ser lutadora profissional. É conhecida por ter uma técnica precisa durante os movimentos, se tornando a única lutadora a manter dois cinturões do UFC. Além disso, surpreendeu ao derrotar as favoritas Cris Cyborg e Ronda Rousey. Com esses feitos, se tornou super reconhecida no esporte.
Falando em Ronda Rousey, não tem como citar os grandes nomes do MMA e deixar a norte-americana de fora. A loira virou uma estrela não só nos ringues, mas em Hollywood ao seguir carreira de atriz. A atleta ganhou as 12 primeiras competições da carreira e 9 delas por finalização. Antes de se aposentar do esporte, perdeu as duas últimas lutas, mas não apagou o seu brilho.
Jon Jones e Conor McGregor
De forma incontestável, porque os números não mentem, estão Jon Jones e Conor McGregor como os maiores nomes do MMA do mundo. Conor é um lutador irlandês que se consagrou na última década. Ganhou 18 combates de suas 20 disputas, sendo campeão de duas categorias, tanto no UFC como no Cage Warriors. É considerado o maior responsável pela popularização do MMA.
Também no pódio está o norte-americano Jon Jones, com incrível registro de 15 vitórias e 0 derrotas. Em 2011, o lutador conquistou o cinturão dos meio-pesados. Embora tenha sido um furacão nos ringues, chegou a ter títulos destituídos por doping e prisão. O que deixava o público de boca aberta é que mesmo após as polêmicas ele retornava ainda mais forte.