Você já notou que as crianças podem aprender muito com os filmes? E não se trata apenas de animações, viu. Algumas gostam até mesmo de filmes com histórias reais, com cenas impactantes. E a gente foi atrás de algumas indicações que valem a pena para elas.
Apesar de todos os filmes serem indicados para as crianças também, sendo de gêneros variados, não é fácil escolher o melhor entre eles. Por isso, para sermos justos, nós vamos trazer uma seleção formada pela data de lançamento, partindo do mais antigo.
12 - Carruagens de Fogo (1981)
Para quem quer apresentar um clássico para os pequenos, Carruagens de Fogo é a melhor escolha – ou uma das melhores. É uma história que se baseia em acontecimentos reais e foi ganhador do Oscar de Melhor Filme. Ou seja, é altamente indicado.
Estamos falando sobre dois corredores que participar dos Jogos Olímpicos de 1924. Um deles é obcecado pela vitória. Ou seja, quer ganhar de qualquer jeito. O outro corre motivado por suas crenças. É uma história inspiradora.
11 - Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984)
Com certeza, você sabia que esse filme apareceria aqui, certo? E a gente deixou bem aqui no começo porque mantemos a produção original. Mas, atualmente, dá para encontrar as versões e gravações mais atuais também.
Trata-se de um clássico do cinema dos anos de 1980, sendo que tem o adolescente Daniel como principal protagonista. Ele sofre com a chegada em uma nova cidade, mas recebe a ajuda de um sábio lutador de caratê, o senhor Miyagi.
10 - Campo dos Sonhos (1989)
Esse é um filme bem menos conhecido, mas que conta com Kevin Costner no auge da sua carreira. Ele vive Ray Kinsella, que sempre ouve uma voz que diz: “Construa-o, que eles virão”. Mas, o que isso quer dizer?
Sem saber ao certo, Ray decide construir um campo de beisebol na sua fazenda. A partir disso, acontecimentos estranhos acontecem.
Field of Dreams, que é o título original do filme, recebeu 3 indicações ao Oscar, sendo nas categorias de: melhor trila sonora original, melhor filme e melhor roteiro original.
9 - Duelo de Titãs (2000)
Mais um clássico que vai fazer muito papai e mamãe se emocionar e que é outro baseado em fatos reais. Herman Boone, vivido por Denzel Washington, é um técnico de futebol americano que tem que lidar com os conflitos raciais do seu time, os Titans.
O filme é ambientado nos anos de 1970, uma época em que a história real aconteceu. Tem uma trilha sonora incrível e uma mensagem para guardar na memória. Entre as canções clássicas que aparecem estão aquelas de Marvin Gaye e Tammy Tarrel.
Curiosamente, esse foi um dos filmes que conseguiu a maior receita a partir de um orçamento mais baixo. Assim, a receita foi de 4 vezes o valor do orçamento.
8 - Driblando o Destino (2002)
Jesminder Bhamra é uma jovem que quer se tornar jogadora de futebol profissional. O ídolo dela é ninguém menos do que o ex-craque inglês David Beckham. No entanto, a família dela, que é indiana, prefere que ela siga as tradições culturais e religiosas do país.
Assim, cria-se o dilema central do filme: ela deve escolher entre o sonho de ser jogadora de futebol ou seguir a vida da família indiana, defendida pelos pais.
7 - As Bicicletas de Belleville (2003)
É uma animação francesa que foi indicada ao Oscar. Ela conta sobre Champion, que herda o amor pelas pedaladas de sua avó, a Madame Souza.
Ele decide fazer o Tour de France, mas sem avisar ninguém. Assim, a avó decide ir a procura do neto e para isso leva consigo o cão Bruno e algumas amigas.
O título original é Les Triplettes de Belleville. Aliás, o filme acabou sendo uma referência no assunto de gênero de comédia-aventura, sendo que apareceu muito bem no Festival de Cannes de 2003. O filme concorreu ao Oscar de 2004 como melhor filme de animação.
6 - Desafio no Gelo (2004)
É um filme que vale muito a pena assistir, ainda mais porque ele é baseado em uma história real. Trata-se, aliás, de um tema importantíssimo da história do mundo: a Guerra Fria. Assim, o enredo é sobre Herb Brooks.
Brooks é um treinador de hóquei que assume o time nacional dos Estados Unidos. E o seu grande desafio é derrotar uma equipe imbatível da União Soviética durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 1980.
5 - Coach Carter – Treino para a Vida (2005)
É um filme mais recente que tem como protagonista ninguém menos do que Samuel L. Jackson. Ele vive Carter, um professor que volta para a escola onde estudou e jogou basquete durante toda a juventude.
Porém, ao chegar lá ele lida com uma realidade bem diferente do que imaginava: alunos desrespeitosos e poucos interessados nos estudos. Assim, ele toma uma decisão: os alunos ficam proibidos de jogar basquete até que melhorem as notas.
E apesar de uma recepção mista por conta da crítica, atualmente, ele tem uma nota de 8.0 em vários sites. Com exceção do Metacritic, que dá uma nota bem menor, o que representa 57% de aprovação. É um filme que sempre está disponível na Netflix.
4 - O Ano em que os Meus Pais Saíram de Férias (2006)
Essa é uma animação brasileira muito querida na América do Sul, que traz como pano de fundo a Copa do Mundo de 1970. Assim, conta sobre um garotinho que é perseguido pela Ditadura Militar e decide fugir.
Assim, ele fica sob cuidados de um vizinho judeu. É um filme muito sensível do ponto de vista que mostra de que maneira o esporte pode ser uma “válvula de escape” para as outras emoções que todos nós temos.
3 - Carros (2006)
Também não poderíamos ficar sem falar sobre a animação Carros, que é um grande fenômeno de bilheteria e já tem 3 sequências, além de um novo filme que fala de “aviões”.
O filme conta sobre Relâmpago McQueen, que é o estreante que vence a Copa Pistão. Porém, por isso mesmo, ele acha que não precisa mais da ajuda de ninguém. Mas, arrogância e individualismo nunca levam campeões a lugar algum.
Para quem ficou curioso na sequência, considere que o primeiro filme Carros é de 2006. Depois, em 2011 foi lançado o Carros 2. Sendo que em 2017 saiu o Carros 3. Já em 2013, a Pixar lançou o Aviões e a continuação veio em 2014, com o nome de “Planes”.
2 - Invictus (2009)
É outro filme que tem pontos importantes na história mundial. Isso porque reconta parte da história da iniciativa do presidente da África do Sul Nelson Mandela. Aliás, Mandela é interpretado por ninguém menos do que Morgan Freeman.
Logo, ele usa o time de rúgbi do seu pais para unir a nação. Assim, aposta nessa linguagem universal do esporte para quebrar as barreiras raciais e sociais.
Entre os prêmios, o filme levou o Movieguide Awards, o NAACP de melhor ator em um filme, o National Board of Review como melhor diretor e melhor ator, além da categoria de melhor liberdade de expressão. No Rotten Tomatoes, o filme tem 76% de aprovação.
1 - Lições de um Sonho (2011)
Temos aqui um filme alemão sobre o futebol. É a história verdadeira de um professor de inglês que introduz o futebol na Alemanha com uma finalidade: apresentar a cultura inglesa aos alunos. Ou seja, o futebol é uma isca para o interesse dos alunos.
Isso tudo durante o século 19, quando havia diversos obstáculos no ensino. O título original é Requiem for a Dream e é importante saber disso porque não é um dos filmes mais fáceis de serem encontrados na internet, apesar de ser um dos mais novos.
O filme levou para casa o prêmio Satellite Awards de melhor atriz em drama, da Associação de Críticos de Cinema de Chicago como melhor atriz e o Independent Spirit Awards, também como melhor atriz, além da melhor fotografia.
Bônus - Detona Ralph (2013)
Diferente dos filmes que citamos acima, esse aqui não é baseado em história real ou que emociona. Porém, ao longo das cenas, ele traz a ideia de competições e de um jogo de fliperama. Acaba ensinando lições valiosas para os pequenos. Por isso, veio como bônus.
Sem contar que estamos falando de jogos eletrônicos, que é uma realidade na qual as crianças estão inseridas desde cedo. A medalha no peito do personagem pode indicar o valor dele, seja no game ou na vida real.
A classificação indicativa do filme
Também é importante sempre ler e descobrir qual é a classificação indicativa do filme. Geralmente, os filmes de animação possuem indicação livre. Mas, alguns, como os baseados em fatos reais, podem ter indicações que partem dos 10 anos.
Assim, é preciso relacionar essa indicação com a idade dos pequenos que vão assistir as cenas. De modo geral, a partir da indicação para maiores de 10 anos, o motivo tem a ver com a linguagem inapropriada. A partir dos 12 é por conta de agressões físicas, etc.