Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo

Eles são jogadores que marcaram época. Vestiram camisa 10 de suas seleções ou números que indicavam bola na rede. Pelos clubes, ficaram com mundiais e Liga dos Campeões. No entanto, em termos de Copa do Mundo deixaram uma lacuna em branco.

Estamos falando de nomes que marcaram décadas no futebol, como a década de 1970, formada pela Laranja Mecânica, da Holanda, ou mesmo a Seleção Canarinho de 1982. Além de serem jogadores considerados melhores do mundo – mas, sem Copa do Mundo. Leia e acredite!

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

11 – Lionel Messi (Argentina)

A gente vai começar com o Messi porque ele é remonta uma história mais recente, sendo que quase todo mundo sabe que ele é um dos poucos entre os grandes craques que o mundo já viu jogar que nunca ergueu uma Taça de Copa do Mundo, né.

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Apesar de ser o Bola de Ouro da FIFA por vários anos e ter títulos pela Liga dos Campeões, além dos Mundiais de Clubes, ele só conseguiu levar os Hermanos para a final de Copas Américas e para a decisão da Copa de 2014. Mas, sem bons resultados. 

Em todas essas finais, eles perderam para o Chile e para a Alemanha. Com a camisa da seleção argentina, o máximo que ele conseguiu foi uma medalha de ouro em Olimpíadas, isso em 2008, durante os Jogos de Pequim, na China.

10 – Zlatan Ibrahimovic (Suécia)

Você vai pensar que a Suécia não é forte no futebol, mas esse é um grande engano. Isso porque a Suécia já foi uma das maiores seleções do futebol mundial. Está certo que ultimamente essa história está bem apagada, né.

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ainda assim, Ibrahimovic, um dos maiores atacantes do mundo, deu azar porque não pegou a seleção na sua melhor fase. Inclusive, o máximo que conseguiu foi uma semifinal em 1994. Mas, após isso, a seleção não conseguiu ir além até hoje.

O motivo parece claro: Ibra é visto com um guerreiro solitário na Suécia.

9 – Arjen Robeen (Holanda)

O primeiro holandês que vamos citar aqui é Robben, um canhoto de muita estrela. O jejum da seleção acabou chegando até ele. Isso porque a Holanda não tem títulos de expressão nos últimos anos. Exceto a Euro de 1988.

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

O fato é que Robben era um nome e tanto para a Copa do Mundo de 2010. Porém, o time caiu para a Espanha na decisão, sendo esse o mais perto que conseguiram chegar. Já na edição seguinte, em 2014, ele também era a estrela maior da Holanda. No entanto, parou na semi.

Já na Eurocopa, o máximo foi uma semifinal em 2004, perdendo para os portugueses.

8 – David Beckham (Inglaterra)

Os ingleses são vistos como os pais do futebol moderno, você sabia disso, não é? No entanto, em termos de mundiais, eles possuem bem pouco. Beckham brilhou em clubes ingleses e espanhóis. Depois, foi para os Estados Unidos.

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Pela Inglaterra, no entanto, a carreira foi sem sucesso. Ele participou de 3 Copas do Mundo, sendo uma única eliminação da fase de grupos, sendo que foi expulso no último jogo, contra a Argentina, em 1998. E depois, mais duas derrotas em quartas de final.

Além disso, a última conquista da seleção foi em 1966 e em Eurocopa, o país nunca passou das semifinais, o que é bem pouco para quem criou o futebol, né.

7 – Luís Figo (Portugal)

Visto como um dos maiores jogadores portugueses de todos os tempos, atrás apenas de Cristiano Ronaldo, Figo nunca viu a sua seleção triunfar enquanto estava dentro de campo. Ele foi o melhor jogador do mundo em 2000, sendo o Bola de Ouro e pela FIFA também, em 2001.

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Na Euro de 2004, ele era o destaque da sua seleção e chegaram até a final, perdendo para a Grécia, em uma das maiores zebras da história. O título europeu veio 12 anos depois, em 2016. E sobre o Mundial, o máximo que ele tem é um sub-20, que aconteceu em 1991.

O mais curioso é que além de Luís Figo, Portugal contava com outros nomes famosos como de Rui Bento, João Vieira Pinto e Abel Xavier. Mas, sem tanto sucesso assim, né.

6 – Carlos Valderrama (Colômbia)

O colombiano mais famoso do futebol é aquele cabeludo que você conhece bem. A história do camisa 10 da Colômbia não é simples. Ele era um líder de uma geração que marcou presença no futebol mundial. Inclusive, na Copa do Mundo de 1994, que foi nos Estados Unidos.

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Em campo, os colombianos não foram bem, no entanto. Assim, foram eliminados logo na primeira fase, sendo que em 1990, Valderrama e sua turma conseguiram chegar as oitavas de final. Mas, naquele jogo, o goleiro Higuita fez uma bela cagada e a seleção perdeu.

O máximo que a Colômbia consegui foi um título da Copa América em 2001, porém, sem o Valderrama no elenco. Em 2014, também sem ele, os colombianos conseguiram chegar a uma quarta de final de Copa do Mundo.

5 – Roberto Baggio (Itália)

Ele foi o responsável pelo título da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994. Afinal, foi ele quem perdeu o último pênalti das cobranças finais. Mas, essa culpa que ele carrega tem um peso ainda maior quando se considera que nunca venceu uma Copa. Poderia ter sido aquela.

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

E Baggio era um grande jogador, hein. É considerado até hoje como um dos maiores nomes do ano de 1990. Em 1998, a Itália perdeu nas quartas de final. E ele nunca conseguiu levar a Itália as fases finais da Eurocopa. Então, aquele pênalti de 1994 tem um peso bem grande.

4 – Zico (Brasil)

Zico é um dos maiores nomes do futebol brasileiro, que também tem outras lendas em seu elenco. Mas, Zico era aquele jogador camisa 10, pensante, que guiava o jogo. Foi ele que fez nascer outros camisas 10 desse tipo na seleção canarinho.

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, a Copa de 1982, que poderia ter sido a melhor para ele acabou com a vitória da Itália na segunda fase. Já na edição seguinte, a França eliminou o país nas quartas. E até mesmo na Copa América ele não teve sorte. Tanto e que o Brasil ficou entre 1949 e 1989 sem vencer o torneio sul-americano.

3 – Michel Platini (França)

Um francês na lista é o Platini, que foi o maior jogador do país de todos os tempos. Ele jogou as copas de 1978, de 1982 e de 1986. Sendo que o máximo que conseguiu foi um terceiro lugar em 86.

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, mesmo com vários títulos em clubes e até mesmo gols bonitos pela seleção francesa, ele não teve sorte com a camisa azul celeste, deixando uma carreira marcada pelos títulos que não aconteceram.

2 – Johann Cruyff (Holanda)

Você já ouviu falar da “Laranja Mecânica”, certo? Esse foi o apelido da seleção da Holanda da Copa do Mundo de 1974 devido ao fato de ter sido uma das melhores seleções do mundo, de todos os tempos, em Copas do Mundo. No entanto, eles nunca venceram Copas.

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

E quem estava lá era Cruyff, que levou Liga dos Campeões para casa jogando pelo Feyenoord. Inclusive, até hoje ele é um ícone por esse clube. Além do mais, também foi campeão como treinador mais tarde, tamanho era o seu encanto pelo futebol.

Mas, nem mesmo na Eurocopa de 1976 ele conseguiu sucesso pela seleção holandesa, viu. Eles perderam na semifinal. Aliás, para não dizer que ele não conseguiu nada, saiba que o único título que ele tem pela seleção é uma Euro de 1988.

1 – Ferenc Puskas (Hungria)

Você vai se surpreender quando estudar a história das Copas do Mundo e ver que a Hungria sempre foi uma seleção que estava lá, nas grandes finais, nos grandes jogos, nas grandes goleadas. Mais do que isso, quase sempre, havia o nome de Puskas por trás. 

Esses 11 craques nunca ganharam uma Copa do Mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ele foi considerado um dos atletas que mais revolucionaram o esporte, sendo 3 vezes campeão da Liga dos Campeões, com 1 mundial de clubes e mais 5 espanhóis pelo Real Madrid. Já pela seleção da Hungria, a Copa de 1954 foi a maior que ele disputou. Mas, sem título.

Isso porque mesmo chegando como a favorita para levar o troféu para casa, eles perderam para a Alemanha. E mesmo tendo ganhado da seleção brasileira, que também era uma forte concorrente naquele ano. Por outro lado, ele tem a medalha de ouro das Olimpíadas de 1952.

O Neymar e o Cristiano Ronaldo

A gente citou lá no começo do texto o nome de Messi. Mas, considere que Neymar e Cristiano Ronaldo, que são outros grandes jogadores de futebol também nunca venceram uma Copa do Mundo. O Neymar até tem uma olimpíada e uma vitória na Copa América, mas é só. 

Por outro lado, esteve no elenco que foi goleada pela Alemanha em 2014. Já o português de maior fama no futebol atual, venceu a Euro de 2016. Porém, sem Copas do Mundo. O vexame maior foi em 2014, quando não passou da fase de grupos.