Hoje em dia, várias modalidades esportivas lutam para entrar na grade dos Jogos Olímpicos. Algumas conseguem, como foi o skate e o surfe. Enquanto isso, você sabia que teve esporte famoso que já fez parte dos jogos e hoje não está mais no cronograma das Olimpíadas?
O que você vai ver abaixo pode te surpreender. Afinal, há esportes antigos, como cabo de guerra ou lacrosse. Porém, alguns famosos e considerados modernos, como beisebol e polo já não fazem mais parte do programa. Conheça todos.
Cabo de Guerra
Esse é sempre um dos primeiros olímpicos a ser lembrado quando o assunto é sobre a história dos Jogos. Ele esteve presente nas edições de 1900, que foi em Paris e também na de 1904, que foi em Saint-Louis. Chegou a participar das outras três seguintes.
Ou seja, em Londres, no ano de 1908, em Estocolmo em 1912 e depois na Antuérpia, no ano de 1920. Era uma modalidade que sempre foi disputada por homens e a ideia era muito simples: medir a força de cada equipe, isto é, cada seleção que era montada.
Porém, até 1912 as seleções não eram bem seleções e sim competidores de vários países unidos. A partir dessa edição, as equipes passaram a ser montadas apenas com jogadores, isto é, atletas, de uma mesma nacionalidade. O cabo de guerra nunca mais voltou a acontecer.
Lacrosse
Até hoje, o lacrosse existe como esporte, porém, não é mais olímpico. Em países como Estados Unidos e Canadá, ele é bastante atrativo e interessante, chegando a ter campeonatos nacionais de grandes disputadas. Foi olímpico em 1904 e 1908.
Para quem não conhece o esporte, saiba que ele é uma espécie de mistura de futebol, de hóquei e de basquete ao mesmo tempo. Ele é jogado na grama, apesar de haver variações para o tipo de campo, podendo ser até mesmo quadras.
A história do lacrosse vem da América do Norte a partir de 1.100 d.C. Os jogos de lacrosse faziam parte do cerimonial que dava graças ao Criador. Era um esporte de tribos, sendo dos nativos dos Estados Unidos, especialmente a que é chamada de Iroquois.
Polo
É isso mesmo, o polo, aquele jogado sobre cavalos, já foi um esporte olímpico
e isso não faz tanto tempo assim, viu. Ele esteve presente nas edições olímpicas de 1900, Paris, na de 1908, que é a de Londres, a de 1920 na Antuérpia, a de 1924 em Paris e em 1936, Berlim.
Para quem não se recorda ou nunca viu, considere que é um esporte onde 4 jogadores por equipe se enfrentam e devem golpear uma pequena bola de plástico ou madeira que fica no chão. Para isso, eles usam um taco longo. O objetivo é marcar gols.
Os jogos acontecem durante pouco mais do que 7 minutos. A origem do polo é da Ásia, sendo do Império Aquemênida. Naquela época, esse era um passatempo dos nobres e dos imperadores, sendo que logo chegou ao Egito, Grécia e Índia, através dos persas.
Beisebol
O beisebol foi um dos esportes olímpicos mais novos, já que entrou em 1992 em Barcelona, a sair da grade. Isso durou 16 anos. Porém, ele foi sacado da grade em Pequim, no ano de 2008 devido ao não sucesso do esporte, que tem muita fama em países como Estados Unidos.
Ele é considerado primeiro esporte olímpico a ser retirado da grade olímpica desde o polo, que aconteceu em 1936, em Berlim. Durante 5 edições do beisebol nas Olimpíadas, Cuba foi quem mais venceu, sendo 3 ouros. Já os Estados Unidos ficaram com um ouro, como a Coreia do Sul.
Além desses países, Japão, China, Taipé e Austrália também foram medalhistas olímpicos no beisebol. E não curiosamente, mas como é de se esperar, esses são os países considerados como as maiores potências do beisebol na atualidade.
Softbol
Se o beisebol era praticado somente por homens, considere que o softbol era a versão para mulheres. O esporte entrou nos Jogos em 1996, durante os Jogos de Atlanta, porém, também deixou de fazer parte em Pequim, no ano de 2008.
Durante as 4 edições presentes, os Estados Unidos se sobressaíram, sendo 3 ouros. Mas, na final de 2008, que aconteceu em Pequim, foi o Japão que levou a melhor. Outros países de destaque no softbol são: Austrália e a própria China, que também subiram no pódio.
Assim como no beisebol, a ideia é marcar o maior número de pontos, que acontece através das corridas. Os equipamentos usados são bola, bastão e luva. O jogo aconteceu pela primeira vez em 1887 lá nos Estados Unidos e até hoje é praticado, só que de forma amadora.
Críquete
Aqui entra uma das maiores curiosidades desse artigo. Hoje, o críquete é muito tradicional em diversos países, especialmente, orientais. Inclusive, tem lutado, ano após ano, para entrar nos Jogos Olímpicos. O que quase ninguém sabe é que ele já foi olímpico um dia.
E isso foi lá em 1900, da edição de Paris. O esporte foi criado na Grã-Bretanha e usa bola, tacos e jogadores com proteção. Ele é um esporte que lembra o basebol, só que foi inspirado em jogos rurais da época medieval, o stoolball, que hoje não existe mais.
Assim, foi adotado pelos nobres como forma de entretenimento e se tornou um esporte real. Atualmente, ele é bastante atrativo em países como Reino Unido, índia e Paquistão, que são os lugares onde se tem os maiores jogadores do mundo.
Croquet
Bom, vamos falar do croquet bem após o críquete porque muita gente confunde. Mas, não. De fato, não estamos falando do mesmo esporte olímpico, está bem? O croquet também só esteve presente na primeira edição dos Jogos, em 1900.
O que muda é que hoje ele é quase inexistente, diferente do críquete, mas alguns países tentam preservar a história do esporte. Em algumas áreas do mundo, o esporte tem o nome de toque-emboque e ainda persiste como recreação. Mas, raramente se ouve falar dele.
O que acontece é que a ideia é golpear as bolas através de arcos encaixados no campo de jogo. O jogo vem da Irlanda e remonta os anos de 1830. Parece claro que é um primeiro modelo do que viria a ser o golfe moderno. Hoje, ainda resiste no Canadá, Austrália e França.
Jeu de Paume
Esse é um esporte bem diferente do que você está acostumado a ouvir, na verdade. No original, a expressão significa algo como “Jogo de Palma”. A ideia é que o esporte foi um antecessor do tênis e ao invés de raquetes usava-se a palma da mão.
A competição mais conhecida foi em 1908, em Londres, sendo essa a única participação do Jeu de Paume em Jogos Olímpicos. Mais tarde, o esporte passou a ser jogado com raquetes também e foi assim que se estendeu pela Europa no século XV.
Antes de ser uma variável do tênis, o Jeu de Paume antecedeu o pelota basca, que foi adaptado na Espanha. Além de estar presente nas Olimpíadas, esse foi um dos esportes mais populares do mundo entre os anos de 1250 e 1650, especialmente na França.
Pelota Basca
A gente já falou desse esporte aqui antes, se lembra? Isso, bem acima, quando falamos sobre o Jeu de Paume. Essa é uma adaptação dele, sendo que foi criada na região basca, que é hoje é a Espanha. Por isso, tem esse nome, ok?
O pelota basca foi um esporte olímpico em 1900 e depois de um tempo reapareceu na grade das Olimpíadas, sendo em 1968, na cidade do México, como esporte de demonstração. O mesmo aconteceu no ano de 1992, em Barcelona, na Espanha.
Diferente do outro esporte que usava uma raquete, o pelota basca usa um tipo de suporte em uma das mãos. É tipo um cesto ou um bastão, que serve para atacar a bola. A bola pode ser rebatida na parede ou contra equipes adversárias.
Motonáutica
É uma corrida de barcos a motor, como o nome não deixa negar. Ele só foi disputado no ano de 1908, lá na Inglaterra. Aliás, esse foi o único esporte a motor que entrou na grade de jogos participantes das Olimpíadas em qualquer edição.
Na tradução mais livre, a gente tem um esporte que engloba embarcações que possuem propulsão a motor de gasolina. A única autoridade por trás é a Union Internationale Motonautique, que tem um ranking de pilotos, de países, de pontuações e tudo mais.
Antes das Olimpíadas, as primeiras impressões do esporte foram com a Hélice Club, em Paris. O Reino Unido também adotou medidas para criar competições. E assim, o esporte chegou na Europa e na América. Apesar disso, hoje não tem tanta fama.
O esporte mais antigo das Olimpíadas
Se por um lado a gente tem alguns esportes como presentes em poucas edições dos Jogos, considere que o atletismo surpreende por outro motivo: é considerado o mais antigo de todas as edições. Afinal, ele existe desde o início dos Jogos Olímpicos, lá em 776 a.C.
Inclusive, a mitologia conta que o primeiro atleta a vencer uma prova Olímpia foi Corobeu, que venceu a prova da corrida. Os jogos eram criados por Hércules, que era filho de Zeus. A corrida, naquela época, era chamada de Stadio ou Dromo e tinha um percurso de 192 metros.