Conheça todos os benefícios da patinação para começar a se exercitar agora mesmo

A patinação ganhou popularidade nos anos 80, sendo estrela de filmes e revistas de moda, assim como um símbolo de saúde e beleza da década. Atualmente, o esporte ainda é muito praticado por todas as faixas etárias.

A maioria dos patinadores associam a prática à liberdade. Não apenas um alívio para o estresse diário, a patinação promove diversos benefícios físicos. Se você nunca teve a chance de patinar, saiba que ainda há tempo.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Neste artigo, você vai acompanhar e saber mais sobre:

  • Modalidades do esporte;
  • Benefícios da patinação;
  • Dicas de quais patins comprar para iniciantes;
  • Como praticar patinação com segurança.

Quais são as principais modalidades da patinação

Como todo esporte, a patinação também possui diversas modalidades. Assim, pode ser praticada da maneira que mais se adeque às vontades e habilidades de cada indivíduo.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Abaixo, as principais modalidades foram listadas, mas de qualquer forma, por se tratar de uma prática informal e livre é legal saber que  alguns estilos de patinação podem ser combinados.

Essa é uma das maiores vantagens do esporte que permite testar várias coisas diferentes assim como o atleta desejar  também conforme o seu equipamento permitir. Confira as principais modalidades:

Estilo Urban, Downhil e Slalom

A modalidade Urban é a mais famosa para quem procura praticar na rua. O trajeto pode ser decidido livremente e os obstáculos são aqueles que já fazem parte do cenário urbano. Para a modalidade, os modelos mais adequados são os de freestyle, com rodas de 74mm a 84mm.

O estilo Downhill consiste em patinar descendo ladeiras, estradas ou qualquer terreno íngreme em alta velocidade. Por ser mais arriscada, deve ser praticada por pessoas experientes na patinação. Para praticá-la, são necessários patins com estrutura para alta velocidade, estes que geralmente possuem 5 a 6 rodas, em cada um, de 84mm a 110mm.

Já modelo  Slalom é administrado com manobras que desviam de cones. Para conseguir realizar os movimentos, são indicados patins com rodas de 76mm nas pontas e de 80mm no meio. Caso seja inacessível, é possível usar rodas mais desgastadas nas pontas e comprar novas apenas para o meio.

Patins permitem manobras radicais  – Veja no vídeo

A modalidade Vertical é destinada também aos mais experientes. Isto porque ela consiste nas manobras radicais em pistas de patins ou skate mesmo, conhecidas também como Half-Pipes. Entre as manobras estão saltos, deslizes e acrobacias.

Para praticá-la, o patinador precisa investir em modelos avançados, que na maioria das vezes utilizam apenas duas rodas ou quatro bem espaçadas entre si. A base do patins deve ser de alumínio aeronáutico reforçado. Ainda as rodas precisam ser de 54mm e mais largar para suportar maiores impactos.

Já a modalidade Aggressive/Street é muito arriscada, até para os atletas mais experientes e que gostam de adrenalina, pois consiste em saltos de escadas, deslizes em corrimão, bancos, muito semelhante às manobras do skate. Em todos, é imprescindível o uso de equipamentos de segurança.

Modalidade Speed acrescenta adrenalina

A modalidade, como já diz o nome, consiste em patinar em alta velocidade, marcando o melhor tempo quando se trata de torneios. Aliás, é a modalidade mais usada para campeonatos internacionais, como as Olimpíadas, demandando alta performance do patinador.

Para praticar este tipo, é necessário utilizar patins com uma base resistente, sem canos, que lembram chuteiras de futebol. Geralmente, os modelos são feitos de fibra de carbono, podendo ser ajustáveis para a melhor atuação. Já as rodas são de 100mm a 110mm.

Duas modalidades para não profissionais: Fitness e Freestyle

A modalidade Fitness é a mais simples, podendo ser praticada em qualquer ambiente de preferência. O detalhe é que ela é direcionada a queima de calorias e maior condicionamento físico. Para isso, precisa ser praticada com intensidade. As rodas do patins precisam ser de 74mm a 84mm.

A outra modalidade mais utilizada pelos praticantes amadores de patinação é a Freestyle. O modelo consiste na patinação livre, podendo ser escolhido qualquer terreno da preferência do atleta desde que plano.

Além disso, a modalidade nem sempre tem um propósito específico, o que’é normal para não profissionais. Ainda, aqui pode ser feita uma mistura de diversas modalidades já explicadas onde utiliza-se as rodas de 74mm a 84mm.

Dicas de qual patins comprar para iniciantes

Não existe um grande segredo para a compra de um patins para iniciantes. Não é preciso investir em modelos com preços muito elevados de primeira, a ideia é balancear a qualidade com o custo, escolhendo o melhor custo-benefício.

Primeiramente, escolha um modelo recreativo. Além do preço, verifique e teste as rodas utilizadas, os materiais da base, garantindo o mínimo de resistência, além do conforto e a existência de freios, que são muito importantes para iniciantes.

Neste link existem algumas opções mais recentes que consideram essas características. Caso não goste de nenhuma opção, utilize a sua ferramenta de pesquisas para escolher o modelo mais personalizado. Mas antes de fazer isso, continue lendo o artigo para entender quais podem ser as recompensas de investir em um patins.

Benefícios da patinação

Por se tratar de uma atividade física, a patinação oferece diversos benefícios quando administrada com frequência. Alguns destes bons resultados da prática não são nem imaginados por muitas pessoas.

Conheça todos os benefícios da patinação para começar a se exercitar agora mesmo
Fonte: (Reprodução/Internet)

A patinação exige alguns esforços de músculos muitas vezes não trabalhados pelo dia-a-dia. O bumbum, as panturrilhas, as coxas e o abdômen são constantemente exercitados durante uma tarde de patinação.

Agora que você já possui um guia completo, confira a seguir os motivos, físicos e psicológicos, pelos quais você deve iniciar a praticar patinação em seu cotidiano.

Tonifica os músculos, queima calorias e emagrece

Uma vantagem que a atividade ganha em detrimento a outras como a corrida é que patinar causa menos impactos a articulações e músculos. Isto porque pulos e o impacto direto contra o chão é evitado quando apenas deslizamos com as rodas.

Um bom tempo de patinação consegue queimar até 500 calorias. Desse modo, caso a atividade seja feita com certa regularidade, o praticante pode emagrecer.

A patinação também é capaz de estimular o sistema cardiovascular por ser um exercício de resistência. Desse modo, os músculos do coração são fortificados, enquanto a circulação de sangue passa a funcionar melhor.

Benefícios que vão além do estímulo físico

Para se manter bem durante a patinação e até mesmo realizar manobras, é necessário bastante equilíbrio. Com a prática frequente, você consegue desenvolver melhor o equilíbrio corporal, além de aprender a ter mais controle, logo que está todo tempo educando o seu corpo contra queda e para executar um movimento desejado.

Conheça todos os benefícios da patinação para começar a se exercitar agora mesmo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Durante a atividade, o esportista deve manter a atenção tanto para se manter equilibrado, quanto para realizar manobras e também para evitar a batida com algum pedestre, automóvel ou objeto do espaço. Com um grande exercício dessa função, o praticante consegue levar uma melhor concentração para a sua vida.

Alivia o estresse e aumenta o bem-estar

Falando em benefícios que ultrapassaram a barreira do físico, é possível listar diversas vantagens para o psicológico do praticante. O bem-estar é um dos principais benefícios psicológicos. Ao ponto em que vamos envelhecendo, maiores estresses enfrentamos no dia-a-dia.

A patinação é vista como uma prática de liberdade. Sair para patinar, observando a natureza ou a beleza urbana que o cerca, pode ajudar a diminuir esses sintomas de desgastante, ansiedade e estresse.

Outro detalhe é que a atividade física pode te colocar em contato com mais amigos, gerando mais momentos de descontração. Por fim, é importante ressaltar que a atividade física aumenta os níveis de serotonina e endorfina, deixando o corpo ainda mais relaxado e alegre.

Como praticar patinação com segurança

Depois dos benefícios e modalidades, precisamos dar algumas dicas essenciais para a prática segura da patinação. É muito importante que todas as medidas de segurança sejam tomadas. A patinação não foge dos riscos de quedas que podem ocasionar machucados.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Por ser praticado geralmente nas ruas, também há riscos de colisão com pessoas ou até mesmo outros objetos que estejam no ambiente. O cuidado precisa ser redobrado quando são crianças praticando o esporte. Abaixo estão algumas sugestões de cuidados.

Escolha do ambiente e equipamentos de segurança

É necessário que o patinador iniciante escolha um lugar mais plano e sem muitos veículos. Além disso, é importante que sejam escolhidos horários de menor circulação de pessoas. Caso a patinação seja noturna, utilize roupas brilhantes para que sempre a sua presença seja notada por todos ao redor.

Aos iniciantes, que fique uma coisa fique clara: eles vão cair. A regra é válida para todos pois a patinação exige equilíbrio e controle. Para prevenir danos graves, utilize os equipamentos de segurança. Todos eles podem ser encontrados nos mesmos estabelecimentos que vendem o patins. Confira alguns:

  • Capacete;
  • Joelheira;
  • Munhequeira;
  • Cotoveleira;

Outra medida de segurança é sempre realizar manutenções no seu patins. Quanto mais desgastados eles estão, mais riscos de quedas.  Caso você não tenha nenhuma ideia básica de como patinar, procure um profissional. É a maneira mais segura de iniciar a patinação, pois além de aprender as técnicas corretas, o  professor estará lá para garantir a sua segurança.

Pratique a patinação

A patinação é de fato uma atividade que deve ser praticada por todos. O esporte começou com a mesma intenção do skate, de ser um esporte de rua e acessível a todos. Por isso, é possível praticá-lo em inúmeros ambientes, com os mais variados modelos de patins.

Além disso, alguns parques oferecem o aluguel de patins com instrutor para que o esporte seja mais propagado ainda. Não faltam benefícios para a patinação. Então fica a pergunta: tá esperando o quê para sair por aí patinando?