Handebol de praia, handebol de areia ou simplesmente beach handball. Não importa o nome que você vai usar para falar desse esporte. O que importa é que ele tem ganhado espaço nos dias de hoje, especialmente, por ser praticado de forma fair play.
Outra coisa é que há competições internacionais desse handebol, o que o torna competitivo. Logo, equipes de cidades, estados e países se enfrentam e formam seleções a partir dos melhores jogadores. E para entender os jogos é preciso conhecer as regras. Vamos lá!
O surgimento do handebol de praia
A origem é italiana, vinda do início da década de 1990. E como o vôlei de praia e o futebol de areia, o handebol também veio da modalidade de quadra. Os principais nomes por trás são dos italianos Gianni Butarelli e Franco Schiano, que era presidentes de handebol de quadra.
A ideia deles era aproveitar a prática esportiva que sofria com o baixo número de quadras disponíveis em solo italiano. Logo, no ano de 1992, eles começaram a levar o handebol para as areias, com o surgimento do primeiro campeonato nacional.
E desde essa época, o esporte vem ganhando adaptações para que se encontre um formato que seja justo e ideal para todos. Atualmente, ele permite a troca de passes e a busca pelo gol. Obviamente, o objetivo é o de marcar mais pontos e vencer a partida.
As regras do handebol de praia
A Federação Internacional de Handebol (IHF) é quem organiza os eventos do handebol de areia. E desde 2010 vem tomando ações para tornar a competição mais competitiva. No entanto, isso também fez com que muita gente tivesse dúvidas sobre o esporte.
Um primeiro ponto curioso é saber que esse é um esporte que tem como foco o Fair Play. Sendo assim, as partidas são mais rápidas e não se permite, em hipótese alguma, a quebra dessas regras, que envolvem tanto a integridade física dos atletas como o respeito.
Desse modo, o beach handball é uma vertente do famoso handebol de quadra. Porém, há várias diferenças entre as modalidades, ainda que também existem as semelhanças. A gente vai citar aqui todos os pontos mais importantes para você entender tudo do esporte.
O campo de jogo do handebol de praia
Em um primeiro momento vamos falar sobre a quadra, a bola e tudo mais o que é necessário para que uma partida de handebol de areia aconteça. Leve em conta que a quadra de jogo padrão mede 12 metros por 17 metros. A superfície é coberta por areia – 40 centímetros.
Quanto a bola, ela é lisa e de borracha antiderrapante. O peso dela varia entre 290 e 360 gramas, sendo que elas possuem diâmetro a partir de 16,5 centímetros. Com campo e bola em ação, as equipes se formam em duas, sendo com 8 jogadores cada uma.
Cada time tem que manter, durante o jogo todo, ao menos 4 jogadores em quadra, sendo 1 goleiro. O número de substituições é ilimitado e devem acontecer nas linhas laterais. Os atletas jogam descalços, com a possibilidade de meias e bandagens. E há uniformes.
As ações durante o jogo de handebol de praia
Uma das ações comuns é a de escanteio, que é quando a defesa joga a bola para a linha de funda do seu campo de defesa. O lance é executado na linha lateral. Já o lance lateral é como o lateral do futebol ou handebol que conhecemos. Tem também o lance livre.
O que é o lance livre? Ele acontece após uma falta, chamada de infração. Assim, o time adversário poderá cobrar a falta. Já o lance de 6 metros é tipo um pênalti. E acontece quando há uma falta mais grave. É preciso ter uma distância de 1 metro do jogador.
Além disso tudo, o jogo ainda pode ir além do tempo regulamentar, que nada mais é do que uma espécie de tempo extra. O tempo normal é de 2 sets de 10 minutos cada. Os treinadores podem pedir uma pausa técnica em cada período e quando o time tiver com a posse de bola.
O que pode fazer no beach handball
É possível usar os braços e as mãos para bloquear ou ganhar a posse de bola. Usar o corpo para obstruir o adversário e fazer contato corporal. Porém, tem atitudes que não são permitidas, podendo resultar em faltas e até mesmo expulsões.
Por exemplo, puxar ou bater na bola que está nas mãos do adversário, bloquear um adversário com alguma parte do corpo, segurar ou pular sobre o adversário, interferir ou pôr o adversário em perigo. Nada disso é permitido, está bem?
A desqualificação do jogador vai acontecer se ele atacar o adversário por trás, realizar ações contra a cabeça ou pescoço, bater no adversário com o pé ou joelho, empurrar o adversário de modo que ele perca o controle durante um movimento, como cair ao chão.
Os gols e os pontos
Talvez essa seja uma das maiores curiosidades do handebol de praia. Considere que o objetivo final é marcar mais pontos. E para marcar pontos é preciso fazer gols. Só que cada tipo de gol gera uma pontuação, que vai de 1 a 3. Entenda isso.
O goleiro pode deixar a área do gol quando não está em posse da bola. Assim, ele atua como um jogador de linha. E se o goleiro estiver em linha e o time marcar um gol, a equipe dele ganha um ponto extra. E sempre que um gol aconteça é o goleiro que reinicia o jogo.
Quanto ao gol, saiba que a bola tem que ultrapassar a linha das traves. E, geralmente, 1 gol vale 1 ponto. No caso de o goleiro estar na linha de jogo, valem 2 pontos e em tiros de 6 metros também. Eles valem 3 pontos quando o goleiro faz o gol atuando na linha.
Como conduzir a bola no handebol de areia
Saiba que é possível conduzir a bola de um jeito diferente no handebol de areia. Sendo assim, dá para segurar a bola por no máximo 3 segundos. Aliás, a bola não pode ficar na areia por mais do que 3 segundos até ser pega pelo mesmo jogador.
Outra coisa é que só é permitido dar 3 passos com a bola em posse. E quando o jogador está em pé ou correndo ele pode executar algumas ações. Por exemplo, quicar a bola e pegar novamente e quicar várias vezes ou rolar a bola na areia.
Aliás, não pode tocar a bola mais de uma vez, exceto se ela tocar na areia ou em outro jogador ou na trave. Lembrando que a ideia do handebol de areia é ser um jogo fair play, o que quer dizer se rum jogo passivo, com arremessos em gol e sem faltas violentas.
As principais diferenças entre o handebol de praia e de quadra
De um modo geral, dá para saber que as diferenças são muitas, a partir da quadra, da saída de bola, do número de jogadores, do tempo de jogo, da possibilidade de empate, das penalidades, do contato físico, da exclusão de jogadores, dos gols, etc.
Ao passo que o contato físico mínimo é o que faz a maior diferença, já que estamos falando de um esporte coletivo, onde o contato físico parece ser, a princípio, quase que inevitável.
A versão do beach handball para mulheres
Até aqui nos falamos muito sobre o esporte de um modo geral. Porém, considere que ele pode ser praticado tanto por homens como por mulheres, mas não de forma mista. Assim, o que vai variar tem a ver com o peso da bola por exemplo. Mas, as regras se mantém as mesmas.
Uma curiosidade é que o campeonato mundial de handebol de praia começou em 2004 – tanto para homens como para mulheres. Sendo assim, acontece a cada 2 anos entre várias seleções. O Brasil é o maior vencedor, seguido da Croácia.
Depois, vários países surgem com uma única medalha de ouro, como Noruega, Espanha, Rússia, Egito e Grécia. O Brasil tem 8 ouros e a Croácia tem 3. Além desses países, Turquia, Hungria, Dinamarca, Alemanha, Ucrânia, Catar, Itália e Sérvia também jogam o mundial.
O mundial feminino de handebol de praia
Como falamos, o evento acontece desde 2004 e teve 8 edições até aqui, sendo que somente o Brasil foi sede por duas vezes. O primeiro evento foi no Egito. E ele também aconteceu na Espanha, na Turquia, em Omã, na Hungria e na Rússia.
No feminino, as campeãs foram as brasileiras por 3 vezes, seguidas das russas, croatas, norueguesas, espanholas e gregas, que venceram uma vez cada. Além disso, a Dinamarca tem 2 pratas e a Noruega fica com mais 3 bronzes.
Outras competições importantes para o handebol de praia
Além do mundial, considere que há outras competições que também possuem muita importância no mundo todo para esse esporte. Um deles são os Jogos Sul-Americanos de Praia, que é um evento multiesportivo que engloba o handebol também.
Entre as modalidades, também tem o vôlei, o basquete, o futebol, o rugby, o tênis. Tudo na praia. E ainda vem aqueles que acontecem nas águas, como canoagem, natação, remo, stand up paddle, surfe e vela. O Brasil é o maior vencedor, seguido da Argentina.