Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros

Você pode até não acreditar nisso: mas hoje em dia a gente tem 3 grandes clubes mundiais que possuem apenas jogadores de seus próprios países. E se você acha que são clubes de pouca expressão estão muito enganados. Nós estamos falando de clubes grandes.

Por exemplo, tem um na Espanha, que nunca saiu da 1ª divisão e é o 4º maior campeão do país. Depois, a gente tem mais 2 clubes nas Américas, que possuem o mesmo propósito e ideal. Inclusive, um deles possui mais de 44% de toda torcida local. Incrível, não é?

Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros
Foto: (reprodução/internet)

1 – Atlético Bilbao (Espanha)

A gente vai começar pelo Atlético Bilbao porque ele é um caso bem conhecido no mundo todo. A verdade é que cada país, que não seja a Espanha, que gosta de futebol se impressiona com esse fato. Só que é um fato tão antigo que se tornou “comum”. Como assim? A gente explica.

Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros
Foto: (reprodução/internet)

O Athletic Club de Bilbao é um clube espanhol que fica na cidade de Bilbao, o que é óbvio. Essa é conhecida por ser uma região Basca da Espanha. Mas, o que importa mesmo é considerar que a fundação do time é de 1898. Ou seja, é um dos clubes de futebol mais antigos do mundo. 

A sua criação veio através de ingleses que moravam na Espanha. E o surgimento do clube começou a ser planejado em 1890. O motivo? Alguns ingleses marinheiros, que trabalhavam nos portos da região, começaram a jogar futebol durante o tempo livre, como um entretenimento.

As curiosidades do Atlético Bilbao

Além do fato de ser um clube antigo e que não aceita jogadores, saiba que há mais histórias por trás do Atlético. Junto com os grandes Barcelona e Real Madrid, ele é o único que disputou todas as edições da Primeira Divisão da Espanha. Acredita nisso? Olha só que incrível essa história.

Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros
Foto: (reprodução/internet)

E é incrível porque a 1ª Edição do Campeonato Espanhol aconteceu em 1928. Até hoje, o clube espanhol soma 33 títulos oficiais, sendo 8 da Liga. E é o 4º do país que mais tem troféus, ficando atrás apenas de Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid. 

Agora vamos ver quais as regras para jogar no Atlético Bilbao.

Quem pode jogar pelo Atlético Bilbao

O clube só aceita jogadores que nasceram em territórios do País Basco. Mas, Basco é um país? Na verdade, é uma comunidade autônoma, que tem população bem interessante. Esse povo leva muito à sério os seus costumes e a sua cultura. Como a contratação de atletas restritiva. 

Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros
Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, o clube considera o País Basco como aquela área que tenha povo basco em sua maioria. E a região não fica apenas na Espanha, já que ela se estende também pela França. Além de ter nascido lá tem outra força de jogar pelo clube: sendo filho de pais bascos. 

Agora, se você acha que essa região não forma talentos, considere esses nomes de jogadores que já vestiram a camisa do Atlético de Bilbao: Fernando Llorente, Telmo Zarra, José Ángel Iribar e Fernando Amorebieta. Atualmente, até o técnico é espanhol, o Marcelino Toral.

2 – Clube Deportivo El Nacional (Equador)

Saindo da Europa vamos para a América do Sul. Olha, o El Nacional, do Equador, tem ganhado um bom destaque no seu país e na América do Sul. Inclusive, tem conseguido fazer bons jogos até mesmo pela Libertadores da América, que é uma competição muito valiosa e competitiva. 

Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros
Foto: (reprodução/internet)

O clube existe desde 1960 e tinha o nome de Club Mariscal Sucre. Mas, em 1964, houve uma espécie de refundação do clube, que ganhou o novo nome. Atualmente, é chamado pelos torcedores de “Máquina Cinza”. E o motivo é o que mais chama a atenção.

Máquina Cinza vem do fato de que a maioria dos “parceiros” do clube são membros militares ativos ou aposentados no país. Bom, aqui entra o fato importante: o El Nacional foi administrado pelas Forças Armadas do Equador desde a fundação até 2013.

As curiosidades do El Nacional

Só que em 2013 houve uma eleição democrática. Assim, mesmo com essa pequena mudança, o time mantém a tradição de contratar apenas jogadores equatorianos. E isso também rendeu um apelido novo “Los Puros Criollos”. Ou algo como “Os Nativos Puros”. 

Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, há mais fatos curiosos sobre o El Nacional. Por exemplo, o fato de que um atleta tentou burlar o sistema de contratação. E isso ficou na história. Rinson Lopez é colombiano e falsificou documentos para jogar pelo clube. Ele fez 30 partidas e 1 gol. Porém, foi afastado.

Em termos de história no futebol, considere que o El Nacional tem 13 campeonatos nacionais, sendo um dos clubes locais com mais títulos. E entre os jogadores mais conhecidos do clube, a gente tem o Felix Borja, o Antonio Valencia e o Chrisian Benitez. 

Os jogadores podem jogar em outros clubes

Tanto para o clube que citamos acima, como para o El Nacional e o que vamos citar abaixo, saiba que a regra é de contratação de jogadores nascidos no país. Só que nada impede eles de terem jogado em outros países e outros clubes antes ou depois, está bem?

Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, o Benítez, que citamos acima é um jogador que fez a sua história no El Nacional, mas depois despontou também em outros países. Ele começou vida no juvenil do El Nacional em 1997 e ficou lá até o fim de 2007. Depois, para o México, Inglaterra e até para o Catar. 

O jogador morreu em 2013 devido a uma peritonite. Entre os títulos dele, dá para considerar a Série A pelo El Nacional, além de do nacional pelo Santos Laguna (México), pelo América (México) e uma Copa Desafio pela sua Seleção. Foi artilheiro do mexicano por 3 vezes. 

3 – Clube Deportivo Guadalajara (México)

E deixamos para o fim o Guadalajara, mas não por acaso. Essa é uma grande surpresa para muita gente. O motivo é que na América do Sul, em jogos internacionais, o clube começou a ganhar fama agora. E quando as pessoas descobrem que só jogam mexicanos lá, elas se assustam.

Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros
Foto: (reprodução/internet)

Mas, é verdade. E tudo começou quando um comercial belgo, chamado Edgar Everaert fundou a equipe, em 1906. Sim, ele era da Bélgica. E na ocasião criou um nome diferente para o seu time: “Chivas do México”. No começo, a maioria dos jogadores eram franceses, viu. 

Isso porque eles eram os mais interessados em jogar futebol por ali. E também porque a regra de contratar só gente mexicana começou mais tarde e não desde o começo. Logo, não se tem certeza se a prática é devido à uma questão cultura ou não. 

As curiosidades do Guadalajara

Após essa tomada de decisão, o clube ganhou o apelido de “Rebaño Sagrado”. E mais do que contratar apenas jogadores do México, hoje eles atuam com uma política de formar jogadores da base. Por isso, a maioria dos talentos do país vem das bases desse clube. 

Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, tem a curiosidade de ser o clube que mais jogou pelo campeonato local. Aliás, junto com o América, é o único que participou de todas as edições da Liga. E se antes não tinha sucesso, hoje é uma das equipes mais vencedoras de lá. 

Ao todo, eles têm 12 campeonatos nacionais, 4 copas do México, 7 Copas do Campeões e mais 1 supercopa do México. Também é considerada a melhor equipe da Libertadoras, pensando no país México enquanto representação. Chegou às semifinais por 2 vezes e foi vice em 2010.

Quem pode jogar pelo Guadalajara

Antes de terminar, considere que mais de 44% da torcida do México torce para o Guadalajara. E sobre quem pode jogar no time, não há uma informação certa, a não ser o fato de que eles contratam apenas “mexicanos”. 

Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros
Foto: (reprodução/internet)

Já sobre os jogadores mais famosos que passaram pelo clube, a gente pode se lembrar de Eduardo de la Torre, Carlos Salcido, Carlos Vela e o Chicarito (Javier Hernandez). E tem ainda a história do Miguel Ponce, que merece ser contada aqui porque ele era norte-americano.

É verdade: ele é o único jogador do clube que não nasceu no México. Mas, o Chivas aceitou ele porque ele se tornou mexicano, após a naturalização. O zagueiro atualmente está no Toluca, também do México, mas por empréstimo. Pelo país venceu Jogos Olímpicos e Pan-Americano. 

Um Chivas nos Estados Unidos

Outra curiosidade sobre o Chivas Guadalajara é que há uma espécie de filial no MLS (Major League Soccer). Ou seja, na liga norte-americana de futebol. Na verdade, havia. Isso porque em 2014 o clube encerrou as atividades por lá. A fundação foi em 2004.

Esses 3 clubes de futebol não contratam jogadores estrangeiros
Foto: (reprodução/internet)

A ideia, com a criação do clube, era usar da colônia mexicana que havia nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia. O Chivas USA, no entanto, não tinha a política de contratar apenas atletas locais e tinha no elenco norte-americanos, mexicanos, franceses e brasileiros.

E o clube com mais estrangeiro?

Atualmente, nas novas temporadas, não se tem a informação de qual é o clube do mundo que possui mais jogadores estrangeiros no elenco. Mas, em 2017, o Limassol, do Chipre, tinha no elenco quase 99% de estrangeiros. 

Aliás, Anorthosis e Larnaca, ambos também do Chipre, tinham mais de 90% do elenco com estrangeiros. A curiosidade vem na 4ª e 5ª posição, com o Galatasary da Turquia e o Chelsea da Inglaterra, com 90% do time formado por jogadores de outros países.