Badminton – conheça a história, as regras e saiba como jogar

O badminton é um esporte que é muito comparado ao tênis. E, de fato, eles possuem algumas semelhanças. Porém o fato de se jogar com uma peteca e não uma bola muda muita coisa. Por exemplo, o jeito de golpear, de se posicionar e até mesmo com relação as regras.

Sendo assim, é ideal que se conheça do esporte antes de começar a praticar. Por outro lado, começar a jogar badminton pode ser um caminho sem volta porque quem joga costuma adorar esse esporte, que atualmente é olímpico e tem asiáticos como principais destaques. 

Foto: (reprodução/internet)
  • Como e quando surgiu o badminton
  • A profissionalização do badminton
  • Os criadores do badminton
  • As principais curiosidades do badminton
  • As técnicas do badminton 
  • As regras do badminton
  • Os equipamentos do badminton
  • O badminton nas Olimpíadas
  • Os melhores jogadores do mundo
  • Como começar a jogar badminton
  • A estratégia

Como e quando surgiu o badminton

A história mais citada que temos conhecimento é sobre um jogo chamado de “tamborete e peteca”. Sim, esse é um esporte que se assemelha ou que deu origem ao badminton. Isso tudo existe desde a Grécia Antiga. Só que mais recentemente, estudiosos tem falado em “poona”.

Foto: (reprodução/internet)

O que seria “poona”? Esse é um esporte indiano que foi levado até os ingleses a partir da colonização da Índia pela Inglaterra, ainda no século 17. O jogo aconteceu na Inglaterra pela primeira vez durante a Badminton House, na casa do Duque de Beaufort. 

Assim, temos o resultado do nome e a alteração do nome do jogo. Logo, ele passou a mudar as características também, o que o tornou bem diferente do original poona. Por exemplo, hoje se usa raquetes e não mais os tamboretes. 

A profissionalização do badminton

O jogo começou a se tornar popular em 1893 quando se criou o Badminton Association of England. O órgão é o representante da Inglaterra até hoje. Mais tarde, surgiu uma entidade semelhante nos Estados Unidos e o jogo ganhou destaque em outras partes da Europa.

Foto: (reprodução/internet)

No início da década de 1930 nasceu a Federação Mundial de Badminton, BWF, que se tornou a responsável pela regulamentação do esporte em nível internacional. Isso foi o que, de fato, tornou o esporte popular – criando também uma diferença para o tênis.

Isso porque a prática do badminton com o tênis é, até hoje, confundida. Um dos motivos para tal tem a ver com as raquetes usadas. A se começar pelo fato de que a raquete começou a ser usada no tênis, já na Inglaterra. Agora, veja algumas curiosidades do badminton. 

Os criadores do badminton

Em se tratando da criação da Federação, saiba que entre os 9 países membros, a gente pode citar a maioria da Europa, sendo 3 da Grã-Bretanha e 2 que eram ex-colônias inglesas. Assim, são eles: Escócia, Dinamarca e Irlanda, País de Gales e Inglaterra.

Foto: (reprodução/internet)

Mas a gente também tinha na lista o Canadá, a França, a Holanda e a Nova Zelândia. Ou seja, nenhum país asiático ou da América do Sul. Mas, atualmente, é na Ásia que o jogo é mais praticado hoje em dia, contendo 70% dos jogadores e 90% das jogadoras do ranking mundial.

Atualmente, os membros da Federação são de 130 países e isso aconteceu após a entrada do esporte nas Olimpíadas e nos Jogos Pan-Americanos, que aconteceu em 1995.

As principais curiosidades do badminton

O badminton é visto com o 2º esporte mais praticado no mundo. Porém, ele só é popular em países da Europa e da Ásia. Além disso, está nas Olimpíadas, sendo que foi incluído em 1992 (Barcelona), mas demonstrado em 1972 (Munique), como uma espécie de teste.

Foto: (reprodução/internet)

Outra curiosidade é que é um dos esportes que mais possuem árbitros, sendo que pode ter até 12 por partida. E agora vem a curiosidade da peteca usada: as 16 penas usadas são retiradas das asas esquerdas, pois os gansos dormem do lado direito e elas têm formato prejudicado. 

Agora, apesar disso tudo, saiba que as principais curiosidades do esporte têm a ver com os fundamentos e as regras do badminton, que vamos mencionar abaixo. Continue lendo para saber mais, inclusive, sobre os materiais usados, que é outra curiosidade. 

As técnicas do badminton 

Entre as principais técnicas, a gente tem que considerar a raquete, o saque, a empunhadura. Por exemplo, a empunhadura é a pegada na raquete, que tem que ser como um aperto de mão. Já o saque ou serviço é feito em diagonal em direção a quadra de badminton. 

Foto: (reprodução/internet)

O clear é um golpe defensivo, que é proferido quando a peteca fica em cima e a frente da cabeça do jogador. Já drop-shot (chamado de drop) é um golpe de ataque que lança a peteca próximo a rede. E smash é o golpe de ataque que parece uma cortada de vôlei. 

Já drive é um golpe de ataque feito quando a peteca está na altura do ombro do jogador. Lob é o golpe de defesa do drop, que acontece de baixo para cima. E, por fim, tem o net-shot, que é um golpe parecido com o lob, que devolve a peteca quando está próxima a rede. 

As regras do badminton

Quanto às regras, saiba que o objetivo é não deixar a peteca cair, literalmente falando, ok? Assim sendo, também é possível fazer com que o adversário a deixe cair, através de jogadas e estratégias. Logo, a partida se inicia com o cara ou coroa. 

Foto: (reprodução/internet)

O saque é feito em diagonal. As competições acontecem sendo divididas em duas categorias: a masculina e a feminina. Elas são disputadas por 2 jogadores de cada equipe ou individualmente. Também dá para jogar a partida mista, em duplas. 

As partidas acontecem em sets de 21 pontos cada, sendo que vence quem completar dois sets primeiro. Sobre a pontuação, saiba que cada ponto é contabilizado quando a peteca cai no solo, bate na rede ou no corpo dos jogadores. E quando é rebatida para fora da quadra.

Os equipamentos do badminton

Você sabe que estamos falando de um esporte que conta com uma peteca, raquetes e jogadores dentro de uma quadra, correto? Então, saiba que a raquete era de madeira e agora é de fibra de carbono ou titânio. Elas possuem cerdas sintéticas resistentes. 

Foto: (reprodução/internet)

A peteca, por sua vez, é feita com nylon ou com penas de ganso, sendo a primeira mais comum entre os iniciantes e a outra mais comum em competições profissionais. Por fim, vem a quadra de badminton. Ela precisa ter medidas oficiais.

Sendo assim, são 13,40 metros de comprimento por 6,10 de largura para os jogos de dupla. Ou largura reduzida para 5,18 para os jogos individuais. A quadra é dividida ao meio e tem uma rede com 1,55 metro de altura do solo, com áreas delimitadas. 

O badminton nas Olimpíadas

Desde Barcelona, em 1992, o esporte já foi representado por mais de 50 países entre o feminino, o masculino, os jogos de 3 duplas e o misto. Na primeira edição, foram 4 medalhas. Depois, passou a ser uma única medalha para o 3º ou 4º colocado. E ainda teve a disputa mista. 

Foto: (reprodução/internet)

Desse modo, a gente chega em um quadro geral de medalhas do badminton nas Olimpíadas que tem 18 ouros para a China, que é a maior campeão do mundo. Sendo 7 ouros para a Indonésia, 6 para a Coreia do Sul e 1 para o Japão. 

Só depois que aparecem os países europeus, sendo 1 ouro para Dinamarca e 1 para a Espanha. Entre os medalhistas olímpicos, ainda temos Malásia, Grã-Bretanha, Índia, Países Baixos (Holanda) e a Rússia. Observe que não há países latino-americanos na lista.

Os melhores jogadores do mundo

Para quem pretende estudar mais do assunto ou começar a jogar, saiba que estudar os atletas mais bem ranqueados do mundo é um ótimo começo. Um deles é o Lin Dan, da China, que tem dois ouros na carreira, sendo consecutivos, em 2008 e 2012 nos Jogos Olímpicos. 

Foto: (reprodução/internet)

Já no ano de 2016 quem venceu foi outro chinês, mas agora o Chen Long. Curiosamente, nas 3 últimas edições dos Jogos, no masculino, o campeão foi um chinês seguido de um malaio na 2ª posição. A prata sempre ficou com Lee Chong Wei. 

Mas quem tem mais medalhas mesmo é Gao Ling, que também é chinesa. Ela tem 2 ouros, 1 prata e 1 bronze. Depois vem um atleta da Coreia do Sul, chamado de Kim Dong-moon, ele tem 2 ouros e 1 bronze e Gil Young é outro destaque, da Coreia, com 2 medalhas. 

Como começar a jogar badminton

Para começar a jogar badminton, a primeira coisa é aprender as regras e sobre o jogo, que é o que falamos acima. Depois disso, saiba que entender os truques básicos para bater na peteca também é importante. E, por isso, criamos esse novo tópico. 

Foto: (reprodução/internet)

Considerando a raquete do badminton, considere que ela tem 100 gramas e 68 centímetros. Logo, é preciso bater na peteca com força e os golpes iniciais podem dizer muito sobre como será o andamento daquele ponto. 

Para esse exercício, observe sempre as posições dos pés, fique de olho na peteca e mude a posição em passos cursos. Lembre-se que o correto é bater no centro da peteca e não nas penas. Dá para treinar também golpes de longa distância, de curta distância e com direção.

A estratégia

A estratégia aqui está no fato de se tornar um atleta mais competitivo. Para isso, a dica é sempre estar alerta as posições que podem possibilitar um rebate, ou melhor, uma defesa dentro da sua área. Ou seja, quando atacar, atente-se a voltar em uma posição zero.

E estar na posição significar ficar com os pés abertos, mantendo joelhos flexionados e com o corpo em movimento. Isso vai garantir ao jogador que esteja sempre preparado para se movimentar, em qualquer momento. Afinal, o elemento surpresa é sempre uma boa ideia.