No ano de 2020, uma chamada que foi divulgada em quase toda a imprensa esportiva chamou a atenção do mundo: “campeonato turco tem campeão inédito”. Essa história trouxe uma curiosidade para muita gente. Afinal, na Turquia não é apenas Galatasaray e Fernebahçe, viu.
Na ocasião, a matéria anunciava que o Basaksehir havia garantido o título com uma rodada de antecedência. Sendo que isso também trouxe um próximo fato curioso: era a primeira vez em 39 anos que o campeão não era o Galatasaray, nem o Fenerbahçe e nem o Besiktas.
A campanha do Basaksehir em 2020
E antes mesmo de a gente falar sobre outros campeões do campeonato turco, vamos conhecer um pouco da trajetória que foi traçada por esse clube turco em 2020. Afinal, ele fez história por lá: se tornou o 6º clube a conseguir vencer a liga nacional em toda história da competição.
Isso aconteceu na vitória contra o Kayserispor, com gol de Tekdemir. E curiosidade a parte, a equipe daquele ano tinha dois brasileiros: Júnior Caiçara e Robinho. Além disso, quem fica no G2 consegue uma vaga para a Champions Legue, o que dá um sabor a mais para o título.
O clube foi fundado em 1990, sendo considerado novo no futebol. Essa foi a 6ª participação seguida na primeira divisão do campeonato turco desde que retornou à elite. A equipe já havia chegado perto, ao ser vice em 2016 e 2018. E quem são os outros campeões turcos? Veremos.
A Super Lig
A Super Lig é a primeira divisão do campeonato turco. E por menos conhecida que seja a competição, saiba que muitos brasileiros fizeram história por lá. Aliás, tudo começou em 1959, que foi a estreia da Super Lig. Antes disso, só havia a Copa Nacional.
O campeonato conta com 18 clubes apenas, sendo que acontece em formato de pontos corridos. As equipes devem se enfrentar por duas vezes ao longo da competição, sendo uma em casa e uma fora de casa. Isso vai dar 34 jogos por temporada.
A equipe com mais pontos é a campeã, mas, se houver empate, vem critérios como o confronto direto e o saldo de gols. Os 3 últimos colocados vão para a fase debaixo. Os dois primeiros vão para a Champions League. Só que há alguns detalhes, veja só!
A classificação para a Champions League
O campeão da competição turca vai diretamente para a Fase de Grupos da Champions League. O vice-campeão, que é o segundo colocado, classifica para a fase pré-eliminatória da Champions League.
E o terceiro também tem chances, indo para uma pré-eliminatória, só que para a Liga Europa. Já o quarto colocado também tem a sua chance, ao participar de uma espécie de segunda pré-eliminatória da Liga da Europa.
Há ainda uma quinta vaga, que vai para o campeão da Taça da Turquia. Ele entra na primeira fase da eliminatória dos playofss da Liga Europa. Se ele já tiver vaga garantida conforme o campeonato turco, então, a vaga é para o sexto colocado da Super Lig.
Milli Lig e Lig
Vale dizer ainda, só para fins informativos, que a Super Lig começou a ser chamada assim em 2001/2002. Antes disso, recebeu o nome de Lig, que foi entre 1963 e 2000. Já no começo da história, entre 1959 e 1962, o nome era Milli Lig.
Na Milli Lig, somente Fenerbahçe e Galatasaray e Besiktas venceram. Já na Lig, apareceu o Trabzonspor para dividir os troféus. E só depois, na Super Lig, é outros clubes começaram a estar entre os melhores do país em cada nova temporada.
E para fechar as curiosidades iniciais, saiba que no Brasil as transmissões são da DAZN, que é um canal de streaming.
BASAKSEHIR (1 título)
Essa história você conhece, ao menos um pouco, né? Contamos lá encima. Então, além do título que a equipe conseguiu em 2019, saiba que há ainda dois vices, como já comentamos também. Por isso, o clube de 30 anos já tem história lá na Turquia.
Curiosamente, é um time que vem da empresa de distribuição de água da cidade. Por isso, o nome era ISKI no começo. Além dos títulos maiores, a equipe tem também o da segunda divisão e da terceira divisão do campeonato turco.
BURSASPOR (1 título)
Já a história do Bursaspor contamos pouco. O clube é um pouco mais antigo, sendo de 1963. Ele tem o crocodilo como mascote e isso faz o maior sucesso por lá. Além do campeonato turco da primeira divisão, que venceram em 2009 há ainda uma Copa da Turquia, em 1985.
E também possuem o título da segunda divisão, sendo por duas vezes, lá nos anos de 1960 e depois em 2005. A Copa da Turquia eles venceram de forma invicta e ainda tem campanhas de destaque, como as semifinais da Taça dos Clubes de Campeões Europeus em 1974.
TRABZONSPOR (6 títulos)
Agora, um clube que é mais respeitado em termos de títulos. Afinal, foram 6 deles e mais 8 vices. Os troféus de primeiro colocado vieram em 1975, 1976. 1978, 1979, 1980 e 1983. Ou seja, somente entre os anos de 1970 e 1980. Depois disso, o clube perdeu valor.
O time é de 1967 e além dos nacionais, também possui mais 9 títulos pela Copa da Turquia. Curiosamente, alguns são recentes, sendo em 2002, 2003, 2009 e 2019. Também venceu a Supercopa da Turquia por 9 vezes, como em 2020.
BESIKTAS (16 títulos)
A partir daqui temos os top 3 da Turquia e o Besiktas não poderia ficar de fora. Afinal, foram 16 títulos e mais 14 vices. Curiosamente, é o campeão da temporada de 2020/2021. Na edição anterior, ficou com o vice. É um dos clubes mais velhos do país, sendo que vem de 1903.
É conhecido por ter uma águia como mascote e como os outros dois que vem abaixo, está na capital do pais, Istambul. Também tem títulos na Copa da Turquia (10) e na Supercopa (8). Chegou até as quartas de finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa.
Uma curiosidade é que o elenco atual é formado por jogadores de países diferentes, além de turcos, há brasileiros, croatas, franceses, congoleses, canadenses, bósnios, senegaleses, camaroneses, argelianos.
FENERBAHÇE (19 títulos)
Com 19 títulos e mais 22 vices, esse é o clube turco que mais vezes ficou perto do título. Porém, não é o que mais tem troféu de primeiro colocado. O último título foi em 2013/2014. É um pouco mais novo que o Besiktas, sendo de 1097.
Tem 6 Copas da Turquia e mais 9 Supercopa no currículo. Fora isso, é um dos clubes turcos onde mais brasileiros jogaram, como Alex (é o 9º artilheiro da história do clube), Deivid, Edu Dracena, Fábio Bilica, Roberto Carlos, Diego, Souza, Fernandão e Luiz Gustavo.
GALATASARAY (22 títulos)
E o maior campeão do país é o Galatasaray, com 22 troféus e mais 14 vices. O último título veio em 2018/2019. Curiosamente, é o maior clube do país porque tem ainda o recorde de Copas (18) e o de Supercopa (16). O clube é de 1905, sendo um dos mais antigos.
Foi o campeão da Copa da UEFA em 1999 e fechou o ano com 3 títulos, além da Copa e do Nacional. Na época, haviam dois brasileiros no elenco, como Taffarel e Capone. Atualmente, o zagueiro Marcão faz parte do elenco.
Além dele, já passaram por lá César Prates, Elano, Christian, Felipe Melo, Lincoln, entre outros. Hoje, o elenco é bem variado, com franceses, uruguaios, nigerianos, colombianos, noruegueses, americanos, congoleses e egípcios.
Os clubes que bateram na trave
Eskisehirspor, Adanaspor e Sivasspor foram os clubes que bateram na trave. Eles ficaram apenas com o vice-campeonato turco, mas nunca venceram. O mais recente caso é do Sivasspor, que ficou com a segunda posição em 2008.
Já o Sskisehirspor fez sucesso em tempos antigos, quando ficou com o vice em 3 ocasião, sendo nas temporadas de 1968, 1969 e 1971.
O maior artilheiro do campeonato turco
Hakan Sukur é o maior artilheiro de todos os tempos do campeonato turco. Ele tem 249 gols feitos em 489 partidas disputadas. Assim, tem uma média de 0,51 gol por jogo. Ele começou a carreira no Sakaryaspor e passou pelo Bursaspor, sendo ídolo no Galatasaray.
Depois dele, vem Tanju Çolak (240 gols), Hami Mandirah (219 gols), Metin Oktay (200 gols), Aykut Kocaman (200 gols), Feyyaz Uçar (191 gols), Serkan Aykut (188 gols), Burak Yilmaz (175 gols), Umut Bulut (155 gols) e Necati Ates (138 gols).
Os brasileiros no futebol turco
Já em termos de brasileiros que passaram por lá, sem dúvidas, o meio-campista Alex é o principal nome. Mas, além dele, os atacantes Fernandão e Vágner Love também marcaram presença por lá. Eles são os maiores artilheiros brasileiros da Super Lig.
Alex, por exemplo, ídolo do Fenerbahçe, foi considerado o maior goleador da competição nacional em 2006 e 2010. Já o Love, foi o artilheiro de 2016, jogando pelo Alanyaspor. E o Fernandão foi o principal nome de 2014 pelo Bursaspor.