10 dicas importantes para quem pensa em competir no Ironman

O Ironman é uma competição de triathlon considerada a mais difícil de todas. Assim, são 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e mais uma maratona (42 quilômetros) de corrida. Há outras competições com a mesma dificuldade. Porém o Ironman é a mais conhecida.

Um dos diferenciais dessa competição é que não há experiência prévia determinada. No entanto, para conseguir cumprir as metas estabelecidas é preciso ter um ótimo condicionamento físico. Uma boa ideia é simular as provas de forma realista. 

Foto: (reprodução/internet)

10 – O seu ponto fraco

A gente vai começar o artigo de um jeito diferente: comece pelo seu ponto fraco. É isso mesmo o que você está pensando. Saiba que muita gente pensa que o ideal é aprimorar o ponto forte, como a corrida. Mas deixa de lado o ponto fraco, como a natação.

Foto: (reprodução/internet)

Mas, na hora da prova, isso faz um efeito contrário, já que a natação pode fazer com que você não vá bem nas outras etapas. O ideal é ir para o dia da prova sem inseguranças no meio do caminho porque a prova é longa, extensa, intensa e mexe muito com o psicológico.

Entre todas as dicas sobre a natação, considere que a maioria das pessoas que já participaram de um evento como esse diz para que os novos atletas treinem, ao menos 1 vez por semana, no mar, já que a maioria fica restrito às piscinas. 

9 – A importância da alimentação

Por ser uma prova bem intensa e longa, muitos novatos que vão participar do Ironman pela primeira vez acabam sofrendo com a alimentação. Seja porque não se alimentaram bem ou porque optaram por trocar de alimento no dia da prova. Ambos fatos acontecem muito. 

Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, uma boa dica para você é pensar em testar os alimentos antes da prova principal. Sendo assim, faça treinos que possam dar a você a chance de escolher o que é melhor para o seu organismo. Afinal, não há uma receita única para todos os atletas. 

Logo, leve em conta ainda que muitas provas fornecem a maior parte dos alimentos que um atleta necessita, o que vai desde bananas até a famosa Coca-Cola. De todo modo, a dica é: teste os alimentos para descobrir o melhor para você e use-os no dia da prova. 

8 – Os estilos de Ironman

O que a maioria dos triatletas dessa competição concordam em dizer é que antes de pensar em cada uma das etapas, o atleta deve pensar em conseguir realizar bem elas. Ou seja, antes do Ironman é preciso ser um triatleta. Então, um bom começo é saber disso.

Foto: (reprodução/internet)

E conhecer os estilos da competição faz toda a diferença. Acima, a gente falou do Ironman Full, que é a competição mais completa que existe. No entanto, ela permite algumas variáveis, que são como provas menores, menos intensas e que pode servir como treino para você. 

Para se ter uma ideia, o triathlon olímpico, que acontece desde 2000, tem a parte da natação com 1,5 quilômetro, o ciclismo com 40 quilômetro e a corrida com 10 quilômetros, o que é mais ou menos 25% da prova completa. 

7 – As modalidades do Ironman

Conhecer as modalidades do Ironman talvez seja a primeira coisa que você deva fazer. Por isso, colocamos esse tópico aqui. Considere que saber que se trata de uma prova com natação, ciclismo e corrida, definitivamente, não basta. É preciso saber mais do que isso. 

Foto: (reprodução/internet)

Na natação, por exemplo, é interessante pensar na temperatura da água, no tempo estimado para terminar o nado, na largada que pode ser um diferencial para você, entre outros detalhes. Já no ciclismo, a gente tem uma parte muito mais técnica do que física. 

Isso porque é a parte mais longa de toda a prova e é onde você pode se destacar por manter o ritmo ou fazer ultrapassagens. E a corrida tem múltiplos detalhes, como o incentivo do público, o clima do lugar, o trajeto e é a parte da prova em que você mais estará desgastado. 

6 – O perfil da prova de Ironman

Hoje em dia, existem competições de Ironman em todo canto do mundo. Assim sendo, uma das primeiras dicas que trouxemos aqui tem a ver com a escolha da prova que você quer participar, seja pela primeira vez ou não. 

Foto: (reprodução/internet)

Para se ter uma ideia, os brasileiros iniciantes sempre optam pelo Ironman Brasil, devido a facilidade em se deslocaram. Outras opções na América são: Ironman dos Estados Unidos e de Cozumel, no México. Geralmente, são trajetos moderados, o que muda é o clima. 

No México, por exemplo, a prova tem condições climáticas desafiadoras, com muito calor, muito vento e a natação acontece sem o wetsuit. De todo modo, costuma ser uma viagem bem bacana para o atleta brasileiro. 

5 – A consideração da vida pessoal

Se você não é um atleta de elite e tem o foco apenas de terminar a prova, sem que precise estar nas primeiras posições, saiba que dá para manter uma vida cotidiana e pessoal quase que normalmente. Ou seja, algumas mudanças precisarão ser feitas, mas não serão drásticas. 

Foto: (reprodução/internet)

Dessa forma, a gente pode pensar em não precisar abrir mão da comida preferida ou da reunião com os amigos e das festas de fim de ano. No entanto, ainda assim, você precisará de uma disciplina para treinar todos os dias e se alimentar bem na maior parte do tempo. 

Por outro lado, para quem quer estar entre os primeiros colocados, batendo recordes, a conversa muda totalmente de rota. Sendo assim, você terá sim que fazer sacrifícios, especialmente, com a alimentação, devido aos treinos intensos, e na vida pessoal. 

4 – A chegada no fim da prova

Apesar de estar aqui na parte debaixo do texto, considere essa como uma das dicas mais importantes. Afinal, todo mundo que pensa nessa competição quer saber: como eu fico sabendo se serei capaz de terminar uma prova completa de Ironman

Foto: (reprodução/internet)

A resposta é bem interessante porque ao olhar a linha de chegada da competição, a gente nota pessoas de idades diferentes, de porte físico diferente também, além de um grande leque de históricos dentro do esporte. E tem ainda aqueles que eram sedentários. 

O mais comum entre todos os competidores que chegam até o fim está na determinação de passar por um longo período de treinos antes de chegar até o dia da prova. Ou seja, você só vai saber se conseguirá completar a prova quando tiver treinado o suficiente para isso. 

3 – O treinamento para a prova

Todas as dicas até aqui foram, de fato, importantes. Mas, a partir daqui a gente vai ter 3 dicas que são realmente imprescindíveis para quem quer competir no Ironman ou pelo menos participar da competição que destaca o Homem de Ferro do esporte.

Foto: (reprodução/internet)

A questão do treinamento tem um peso muito importante porque essa é uma prova de resistência, mas que inclui também especialidades e explosão, além de velocidade e estratégia. Ou seja, é uma prova bem completa, e, por isso, considerada a mais difícil. 

Sobre o melhor treinamento para o Ironman, isso é bastante especifico de cada atleta. O que a gente pode dizer é que dá para combinar esses 3 esportes principais com a musculação, o que é bem bacana para evitar lesões ao longo dos treinos, que devem ser diários. 

2 – O material necessário

Por serem 3 modalidades diferentes, considere que o atleta terá que pensar também nos equipamentos que vai usar. Obviamente, não basta colocar a sunga e querer fazer tudo assim, sem pensar em outros acessórios imprescindíveis para o Ironman.

Foto: (reprodução/internet)

De um modo muito simples e rápido, saiba que você vai precisar de sunga ou maiô, óculos de natação, bicicleta, capacete, bermuda, camiseta, meias e o tênis de corrida. A partir disso, considere que há uma variação muito grande que vem depois.

Portanto, não se pode falar em preços ou valores porque isso depende muito do gosto do atleta, dos patrocínios, das marcas, da qualidade dos acessórios e muito mais. Para se ter uma ideia, uma bicicleta usada em competições de Ironman custa a partir de R$ 10 mil. 

1 – A aula de natação

A primeira dica talvez seja a mais importante. Inclusive, é um ótimo começo para quem quer participar da primeira prova de Ironman: a natação. É isso mesmo, para quem nunca fez uma prova como essa, considere que a aula de natação pode ser o primeiro passo.

Foto: (reprodução/internet)

E isso tem explicação: é a modalidade que leva mais tempo para o aprendizado. Logo, isso quer dizer que é a que mais dá trabalho para ser executada no dia da prova. Além do mais, a natação é um esporte completo, que fortalece toda a musculatura do corpo.

Portanto, após iniciar a aula de natação, ao mesmo tempo, dá para ir treinando o ciclismo e a corrida. No entanto, observe que a natação pode ser ponto de partida, ainda mais para quem era sedentário até alguns anos atrás e agora quer mudar de vida, certo?

Leia também – Atleta com síndrome de Down completa o Ironman

Para terminar esse texto, que ficou bem interessante, saiba que temos agora uma notícia motivacional e muito bacana mesmo. No fim de 2020, vários jornais estrangeiros noticiaram a participação de um atleta com síndrome de Down na prova completa do Ironman. 

Isso fez ele chegar também no Guiness Book of Records. O nome dele é Chris Nikic e levou 16 horas e 46 minutos para chegar até o fim. E em 2022 ele vai competir no Special Olympics, uma competição internacional para pessoas com deficiência intelectual.