Xavier Woods, Zelina Veja, Big E, Edge, Bianca Blair, MSK, Dakota Kai, Carmella e Jey Uso. Quem conhece um desses nomes sabe do que estamos falando. Eles são campeões do WWE, um tipo de luta livre profissional que se mistura com o entretenimento. E é de arrepiar. Alguns brasileiros já fizeram parte, como Adrian Joude.
Tem socos, tem pancada, tem chutes e tem mais um monte de golpe que podem ultrapassar os limites do ringue, acredite. Se você acha que conhece muito da Ronda Rousey, por exemplo, é porque não viu nada. Essas lutas são bem insanas e todo mundo adora. Mas, onde ver? Na WWE Network.
Dessa forma, você vai ver:
- O que é o WWE;
- Como ver as lutas de WWE;
- Dá para ver lutas na WWE Network de graça;
- Como assistir WWE Network.
O que é o WWE
É a sigla para World Wrestling Entertainment, um tipo de luta que se tornou um evento repleto de ação. Ao todo, estima-se que são mais de 3,5 milhões de fãs. Com isso, as emissoras e transmissoras começaram a divulgar os seus serviços para esse esporte.
Mas, focando mais no esporte, considere que ele é uma empresa americana de mídia que se integra com o entretenimento. Hoje, chega em áreas como do cinema, do futebol americano e outros empreendimentos comerciais no mundo todo.
O nome WWE também ganhou importância, considerando que a fundação aconteceu em 1952 com o nome de Capitol Wrestling Corporation. Hoje, é considerada a maior promoção de luta livre do mundo, com um elenco dividido entre marcas.
Mais do WWE
Alguns programas brasileiros já tentaram copiar esse evento, mas sem sucesso. Além disso, lutadores como o The Rock, que mais tarde se tornaria ator de cinema, também foi um dos nomes mais marcantes nesse evento. Então, possivelmente, todo mundo já deve ter visto alguma vez.
A WWE é uma luta de verdade?
Essa pergunta é um tanto quanto sugestiva ou intempestiva demais. Mas, saiba que é uma luta profissional, com competições reais e extremas, mas baseada no entretenimento. Assim, os movimentos podem colocar os atletas em risco, resultando em lesões.
Para evitar o pagamento de impostos esportivos, o criador da marca, Vince McMahon, em 1989, disse que a WWE era um produto de entretenimento, mais voltada para o teatro dramático. Vince tem mais do que 37% das ações e 80% do poder de voto.
O mais novo show da WWE é o WrestleMania 37, que acontece em Inglewood, na Califórnia. Os ingressos tiveram ótimas vendas, mesmo em um período pós-pandemia. Além desse, saiba que são mais 10 campeonatos anuais dentro dos eventos de WWE. Bobby Lashley é o atual bicampeão da principal modalidade, a WWE Championship.
Como ver as lutas de WWE
Para quem está nos Estados Unidos, ver as lutas de WWE na TV é muito simples. Existem canais que fazem as transmissões em quase todos os dias da semana, como WWE Raw (USA Network), WWE Main Event (Hulu Plus), WWE 205 Live (WWE Networki) e WWE SmackDown (Fox).
Alguns canais da TV brasileira chegaram a transmitir algumas lutas de WWE de forma semanal, com narração no português, como aconteceu na TV Fox Sports e no SBT. No entanto, hoje em dia, quem gosta dessas lutas acaba optando pelo WWE Network, que é completo e exclusivo do evento.
Ou seja, essa é uma forma de ver os shows, inclusive, com opções gratuitas, como nos vídeos de melhores momentos. Até mesmo porque para quem está fora dos Estados Unidos, a transmissão exclusiva é feita pelo WWE Network, que é um serviço de streaming da empresa, que funciona online.
O que é a WWE Network
É um serviço de streaming focado nesse tipo de luta livre. Ele nasceu em 2014 e tinha a ideia de ser distribuído gratuitamente. Na época, podcasts e outros conteúdos ligados ao tema foram lançados a fim de disseminar ainda mais o esporte.
Mas, mais tarde, a empresa lançou uma enquete perguntando se as pessoas pagariam entre 7 dólares e 12 dólares mensais para continuar vendo as lutas de WWE. E para isso, ainda teriam direito a pacotes de outros canais, como NFL Network, NBA TV, MLB Network, etc.
Atualmente, o serviço funciona em praticamente todos os dispositivos que existem, como os consoles (PlayStation e Xbox), os computadores e celulares (PC, Mac, iPhone, Android), além das TVs que são Smart (LG, Samsung, Sony). Ou ainda de dispositivos como Amazon Fire e Roku.
Dá para ver lutas na WWE Network de graça
Quem está pensando em assinar a WWE Network tem que saber de alguns detalhes. O primeiro é que existe uma parte da programação que é totalmente gratuita e até mesmo quem não tem assinatura pode assistir as lutas de WWE de graça.
No site deles, dá para ver a opção de “assista gratuitamente”. Ao fazer isso durante a produção dessa matéria, encontramos lá trechos da luta do Jackass, do Riddle contra o Rollins pela RK-Bro, além do vídeo com as maiores vitórias de Goldbert e muito mais.
No entanto, a maior parte das categorias só podem ser vistas a partir do pagamento mensal, que é uma assinatura, como todo serviço de streaming. Ainda assim, quem tem paixão por esse esporte diz que a assinatura vale a pena porque tem um ótimo custo-benefício, veja abaixo.
Outras categorias da WWE Network
Para os assinantes, a lista de opções é bem maior. Por exemplo, tem o tópico de “tendência agora”, que lista os próximos eventos que serão transmitidos ao vivo. Por exemplo, o Royal Rumble, o WWE NXT, o Esmagar e muito mais.
Tem a opção de ver vídeos de determinados lutadores. Por exemplo, é o caso de Ronda Rousey, Charlotte Flair, Goldberg e muito mais. E sem contar que lá em cima da página tem o famoso “Watch Now”, que mostra as lutas de WWE ao vivo.
Durante a produção, nós vimos que no dia teria WWE 24 com Ronda Rousey, o Esmagar, as sessões de Steve Austin, o 205 ao vivo, etc. A programação estava toda listada ali e todos os assinantes poderiam ver a qualquer momento.
Como funciona a WWE Network
Esse é como um canal de TV que funciona 24 horas por dia sendo pensado nesse esporte. Inclusive, no aplicativo para o celular dá para assistir ao vivo os programas e as lutas. A assinatura é barata, sendo abaixo de 10 dólares por mês.
A assinatura desse serviço dá direito a todos os eventos ao vivo do Pay-Per-View da WWE. Logo, além disso, quando não tem lutas ao vivo, dá para ver os programas. Entre essas mídias, nós temos: Stone Cold Podcasts, WWE Ride Along, The Edge & Christian Show, etc.
Para acessar, após a assinatura, é preciso ter uma boa conexão com a internet e um dispositivo que conecte com o programa, podendo ser um aplicativo de celular ou instalado na TV, por exemplo. O uso da Ethernet com fio é aconselhável para melhorar a transmissão.
Como assistir WWE Network
Se for pelo PC ou pelo Mac, acesse a página do WWE Network, clique no logotipo do serviço de streaming e procure a programação on demand de seu interesse ou veja o que está passando online. É preciso fazer o login com a conta da assinatura.
Pelo iOS, o caminho é parecido, mas o que muda é que o usuário vai precisar instalar o aplicativo no celular. Ele é gratuito e deve ser uma versão acima de 3.0. Depois, tem que fazer o login para começar a usar. Dentro do app tem as categorias.
E no Android a ideia é a mesma, o que muda, nesse caso, é que a instalação acontece a partir do Google Play Store. Após encontrar o programa, o interessado deve fazer o download dele, acessar a conta da assinatura e começar a assistir pelo smartphone. Confira os downloads logo abaixo:
A assinatura do WWE Network
Quem está no Brasil pode assinar o canal do WWE. O valor é de 9,99 dólares mensais e mais os impostos. O compromisso é de 6 meses, pelo menos. Para isso, basta ir até o site do WWE Network e fazer a assinatura. O pagamento tem que ser com um cartão de crédito internacional.
Ou também pode usar uma conta PayPal para isso. A cobrança é automática e a fatura aparece com o nome de WWE Network Subscription”. Depois disso, o usuário terá direito a um conteúdo 24/7, o que significa que é o dia todo passando os shows e a luta no programa.
Toda a programação é disponibilizada em HD, no entanto, ela é em inglês, com algumas possibilidades de ter o idioma em espanhol. Lembrando que a maioria dos programas não possuem comerciais, mas alguns podem ter conteúdo promocional.
E quem está em países que não tem a WWE Network
Até aqui ficou bem claro entender sobre esse serviço de streaming exclusivo da WWE, correto? No entanto, alguns países, devido aos bloqueios geográficos não permitem a assinatura do WWE Network, como é o caso de Cuba, Irã, Coreia do Norte, Sudão, Síria, etc.
Nesse caso, a saída vai ser ter a assinatura de uma VPN, que é uma Rede Privada Virtual. Ela permite que o usuário selecione um país para conectar o programa e chegar até ele. No entanto, isso exige conhecimento técnico sobre internet e programas.