Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno hoje contam com 14 modalidades esportivas. No entanto, 6 delas têm referência no esqui de forma direta. Alguns estilos são livres e outros são combinados, inclusive, com tiro esportivo. A gente vai contar mais desses esportes.

Inclusive, saiba que a competição tem recebido muitas mudanças nos últimos anos, especialmente pelo fato de ter sido objeto comercial e de patrocínios para empresas e TV. Isso demonstra a força do evento. Sendo assim, aqui nesse texto você vai ver:

Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: (reprodução/internet)
  • Os Jogos Olímpicos de Inverno
  • Os principais países-sede dos Jogos de Inverno
  • Algumas referências do esporte de inverno
  • Os 6 esportes de esqui da competição
  • 1 – Esqui Alpino
  • 2 – Esqui Cross-Country
  • 3 – Esqui Estilo Livre
  • 4 – Salto de Esqui
  • 5 – Combinado Nórdico
  • 6 – Biatlo
  • Outros esportes dos Jogos Olímpicos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno

Antes de explicarmos um pouco mais sobre cada um desses esportes, a gente tem que fazer um trajeto histórico para conhecer mais dos Jogos Olímpicos de Inverno. Logo, trata-se de um evento multiesportivo que acontece a cada 4 anos. É como as Olímpiadas, só que de inverno.

Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: (reprodução/internet)

Isso quer dizer que tem modalidades de desportes que acontecem no gelo e na neve. A primeira competição aconteceu através da Semana Internacional de Desportos de Inverno, em 1924, em Chamomix, na França. Após 2 anos, entrou o COI.

O Comitê Internacional das Olimpíadas cedeu o estatuto Olímpico para a competição, que começou a acontecer de forma regular e profissional. A partir de 1936, os jogos de Inverno e de Verão (que é a Olímpiada tradicional) passaram a acontecer em países diferentes. 

Os principais países-sede dos Jogos de Inverno

Você pode estar curioso para saber onde esses eventos acontecem, não é mesmo? Considere que geralmente a escolha tem a ver com países que possibilitem a prática da atividade no gelo e na neve. Nas 3 primeiras edições foi junto com as Olimpíadas. Portanto: Chamoniz (França), St. Moritz (Suíça) e Lake Placid (EUA). 

Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: (reprodução/internet)

A partir de 1936 variou. Nesse ano, foi em Garmisch-Paternkirchen (Alemanha). Em 1940 e 1944 não aconteceu devido à 2ª Guerra Mundial. Em 1948 foi em St. Moritz (Suíça). Depois em Oslo (Noruega). Seguindo: Cortina d’Ampezzo (Itália), Squaw Valley (EUA), Innsbruck (Áustria), Grenoble (França).

Aí vem: Sapporo (Japão), Innsbruck (Áustria), Lake Placid (EUA), Sarajevo (Iugoslávia), Calgary (Canadá), Albertville (França), Lilehammer (Noruega), Nagano (Japão), Salt Lake (EUA), Turim (Itália), Vancouver (Canadá), Sóchi (Rússia), Pyeongchang (Coréia do Sul). 

Algumas referências do esporte de inverno

Nesse último tópico antes de chegarmos para explicar os 6 esportes de esqui dos Jogos de Inverno, a gente quer trazer aqui algumas curiosidades. É sobre celebridades e esportistas que ficaram famosos nesses Jogos. Por exemplo, Eddie Eagan venceu boxe e bobsleigh pelos Estados Unidos.

Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: (reprodução/internet)

Um deles é Anfisa Reztsova, que venceu provas de biatlo e esqui cross-country. Isso é raro de acontecer. Já a Susi-Lisa Erdmann e a Gerda Weissensteiner venceram as provas de luge e bobsleigh, ambos dos Jogos de Inverno. 

Depois, temos Johan Grottumsbraten e Thorleif Haug como vencedores de medalhas de ouro em diferentes modalidades de jogos olímpicos de Inverno. Exatamente como aconteceu com Anfisa Reztsova. Uma mulher que ganhou 2 ouros em esportes diferentes de inverno foi Ester Ledecká, da República Tcheca.

Os 6 esportes de esqui da competição

Considere que a gente tem outros esportes também dentro dos Jogos Olímpicos de Inverno. No entanto, estamos considerando aqui apenas aqueles de esqui e que envolvem a ação de jogadores sem o uso de trenós, por exemplo.

Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: (reprodução/internet)

Mas, no fim do artigo, a gente vai mencionar também os outros esportes que integram o quadro dos Jogos de Inverno. Ao todo, eles são 14 atualmente. Lembrando que alguns entraram e outros saíram durante todas as edições. 

1 – Esqui Alpino

O esqui alpino está nos Jogos desde 1936. Ou seja, desde o começo dos Jogos de Inverno. Assim, são 10 edições presentes. Aliás, esse é um dos esportes de inverno mais conhecido porque ele também é praticado como fins turísticos e de entretenimento. 

Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: (reprodução/internet)

Mas nas provas exige-se muita dinâmica e habilidade. Atualmente, são 5 tipos de provas disputadas nesse esporte, sendo: Slalom Gigante, Super-G, Super Combinado, Slalom tradicional e Downhill. 

O que muda entre as disputas tem a ver, especialmente, com a pista. Na Downhill, por exemplo, o percurso é mais longo e dá para chegar até 120 Km/h. no Slalom, que é a parte mais segura do esqui alpino, a ideia é se deslocar de “portas”. O Super-G une Dowhill e Slalom.

2 – Esqui Cross-Country

Esse tipo de esqui é o esporte olímpico de inverno que mais teve edições, sendo que participou de todas, desde 1924. Assim, foram 12. Também tem um monte de modalidades e provas disputadas em cada nova edição. 

Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: (reprodução/internet)

Essa prática é para quem tem muita força muscular e resistência. Isso porque estamos falando de percursos em terrenos ondulados. O estilo clássico permite que atletas usem passos largos na diagonal. E o estilo livre permite que eles impulsionem as bordas internas do esqui.

As provas podem ser de velocidade, de perseguição combinada, livre ou largada em massa. Todas valem para homens e mulheres, de forma separada. No livre, as mulheres percorrem 10 Km e os homens 15 Km. Na largada em massa é 30 Km para elas e 50 Km para eles. 

3 – Esqui Estilo Livre

O esqui de estilo livre também é tradicional, mas esteve apenas em 10 edições. Isso acontece desde 1992. Para o público, esse talvez seja o esporte mais divertido dos Jogos de Inverno. A modalidade conta com 5 eventos, sendo moguls, aéreo, cross, halfpipe e slopestyle. 

Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: (reprodução/internet)

O moguls permite que esquiadores desçam no circuito mais íngreme e em vários declives. A ideia é passar pelo percurso mais rapidamente e fazendo manobras. Vence quem tiver mais pontos pelos saltos, giros e tempo de rodada. O slopestyle tem mais obstáculos. 

Curiosamente, esse esporte já esteve nos jogos de 1988, mas apenas como demonstração. A pista também é bem legal. Ela tem uma inclinação de decolagem, kickers (rampas para os saltos acrobáticos), floater (rampas planas para saltos), área de pouco e de frenagem.

4 – Salto de Esqui

Nos Jogos desde 1924, o salto de esqui tem apenas 4 participações nos Jogos, portanto, é considero como uma modalidade menos conhecida. Também é conhecido por ser saltos com esqui. Ele exige uma rampa íngreme, o que torna possível pular o mais longe possível. 

Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: (reprodução/internet)

A modalidade conta com categorias como individual na rampa normal, na rampa longa ou em equipes, que é na longa. A prova em equipe é formada por 4 membros, com 2 saltos para cada um. O grupo com mais pontos vence.

O que muda nesse esporte é que o esqui é bem diferente, sendo que ele é feito para suportar os saltos mesmo. Assim sendo, ele é mais rígido, maiores e mais largos do que o do cross-country, por exemplo. O peso do atleta é dividido de forma uniforme. 

5 – Combinado Nórdico

O combinado nórdico é considerado um esporte desses que surgiu há bastante tempo (desde 1924), só que ficou fora por muito tempo. Tanto é que participou apenas de 3 edições. Para quem não sabe, o combinado une a prova de salto com a de cross-country.

Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: (reprodução/internet)

Na prova individual, há uma rampa normal, onde os competidores devem saltar de uma colina menor. As provas são seguidas de uma corrida de 10 Km. Já na prova por equipes, a soma das notas se dá pela média dos 4 atletas de cada país. E na corrida há um revezamento.

A pista é uma das mais interessantes de todas. Ela tem portões de largada, rampa, plataforma de decolagem, encosta de pouso, chegada, ponto K, área de frenagem e a saída para a corrida. Além disso, tem a torre de técnicos e juízes. 

6 – Biatlo

Desde 1960 o biatlo existe como Jogo Olímpico. Para as mulheres, é desde 1992. Por isso, tem a soma de 10 participações, o que é quase um total de edições que aconteceram. Inclusive, é um dos esportes que mais tem provas.

Conheça os 6 esportes de Esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: (reprodução/internet)

Para quem não conhece do esporte, saiba que cada disputa envolve a combinação de cross-country com o tiro esportivo de carabina. As distâncias percorridas são de 50 metros e em 2 posições. O alvo tem 4,5 cm de diâmetro e tiros perdidos são penalidades. 

Tem a prova individual, a de velocidade, a de perseguição, a largada coletiva e a de revezamento. A de velocidade tem 2 rodadas de tiros, sendo uma em pé e outra deitada. Para cada tiro errado, o atleta tem que percorrer mais 150 metros. 

Outros esportes dos Jogos Olímpicos de Inverno

Como falamos acima, ao todo são 14 esportes listados nos Jogos Olímpicos de Inverno. Então, além dos 6 citados, nós ainda temos: Hóquei no Gelo, Patinação Artística, Patinação de Velocidade, Snowboard, Luge, Skeleton, Curling e Bobsleigh. Já Grasski (esqui na grama), Rollerski e Telemark não fazem parte.

Além disso, saiba que para a próxima edição, 2022, já existe um país sede, que será a China, mais especificamente, Pequim. A briga foi grande com o Almaty, do Cazaquistão. Curiosamente, dessa vez o evento de inverno vai acontecer no mesmo lugar do de verão.