Coronavírus causa a suspensão da temporada da NBA 2020

A NBA – Associação Nacional de Basquetebol (em português) é considerada a maior liga de basquete do mundo. Todo ano, a liga realiza um campeonato nos Estados Unidos que é um dos mais esperados de todo o ano.

Este ano, assim como nos demais, eram grandes as expectativas para os jogos. Muitos ingressos já tinham sido vendidos e as torcidas estava bem animadas. Afinal, a temporada já estava em andamento.

Mas, por conta da pandemia do Coronavírus, um jogador do time Utah Jazz fez o exame e testou positivo. Por esse motivo, os organizadores resolveram paralisar, por tempo indeterminado, a temporada. Veja como isso pode prejudicar outros times.

nba
Foto: (reprodução/internet)

A seguir, entenda por que essa decisão foi tomada e como vai ficar a situação da NBA em 2020.

O novo coronavírus

Primeiramente, precisamos falar deste vírus que tem assustado boa parte da população. Poucos sabem, mas o Coronavírus foi identificado em 1960. Então ele, já circula pela população há mais de 50 anos. Acontece que agora ele sofreu algumas mutações e seus sintomas estão mais fortes.

A doença desenvolvida pelo vírus começa com sintomas de resfriado, mas pode desenvolver algumas doenças respiratórias como a pneumonia. Se não tiver os cuidados certos, pode ser que se desenvolva em algo mais sério.

Profilaxia, vacina e outras prevenções

Bom, ainda não existe nenhuma vacina ou remédio específico para a doença, então é preciso estar bem atento. Se você está com resfriado, falta de ar, dor de cabeça forte, febre alta, talvez seja bom procurar um hospital para fazer o exame.

Foto: (reprodução/internet)

Lembrando que essa é uma doença que pode ser controlada. Para o caso de pessoas que já possuem algum problema de saúde crônico, ou tenha uma imunidade mais baixa, é necessário intensificar os cuidados.

A NAB no meio da pandemia

Bom, no Estados Unidos a doença vem se espalhando rapidamente e algumas pessoas estão bem assustadas com a situação. O presidente Donald Trump precisou tomar algumas precauções para que não continuasse se espalhando, já que não tem uma medicação especifica para ela.

A aglomeração de pessoas em um mesmo lugar pode ser um grande risco para que a doença acabe sendo disseminada na população. Por isso, alguns campeonatos esportivos precisaram adiar os jogos ou limitar a quantidade de jogadores nos estádios.

A NBA não tinha se pronunciado quanto aos jogos da temporada de 2020, até que o jogador Rudy Gobert, que faz parte do time Utah Jazz, fez o exame que deu positivo para a doença. Então, no dia 12/03/2020, os organizadores decidiram paralisar a competição.

Foto: (reprodução/internet)

Os prejuízos causados pelo vírus

O cancelamento dos jogos acabam trazendo diversos prejuízos para a NBA, pois será preciso devolver o dinheiro dos ingressos, fora as campanhas que são feitas especialmente para a temporada. Então, foi uma medida que precisou ser tomada, porém mexe com a parte financeira do evento.

Além dos campeonatos, voos da Europa para os Estados Unidos foram cancelados. O país não está aceitando a entrada de pessoas que venham de lá, pois já existem muitos casos confirmados.

Como a doença vem se espalhando tão rapidamente, já se tornou um caso de pandemia e até a Bolsas de Valores foram atingidas. Muitas ações tiveram quedas e o dólar chegou a 5 reais pela primeira vez em anos.

Foto: (reprodução/internet)

Os cuidados necessários

A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), é que você esteja atento à manifestação dos sintomas relacionados ao Coronavírus e procure um hospital caso a doença fique agravada.

Nota de atualização: Em 2021, o mundo ainda está passando pela pandemia, porém algumas vacinas já chegaram e a população de alguns países já estão vacinadas.