Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil

Sempre ouvimos falar que os clubes mais valiosos são aqueles com mais visibilidade porque podem ter mais patrocínios, por exemplo. Mas pensando no valor de mercado de jogadores do elenco, qual será que o time do Brasil que vale mais? Fomos buscar a melhore resposta. 

Para que esse artigo tivesse uma cronologia correta a partir de uma mesma fonte de pesquisa, usamos o site Transfermarkt, que faz esse tipo de estudo diariamente. Por isso, os valores anunciados aqui possuem essa base, o que quer dizer que podem variar conforme contratações.

Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

10 – Atlético Paranaense

Vamos começar a lista com o 10º colocado entre os clubes de mais valor na soma do elenco. O CAP tem história no futebol e um elenco de apenas 28 jogadores (é pouco porque alguns clubes da Série A possuem até 42 jogadores no plantel). O elenco todo vale 56,20 milhões de euros.

Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Na atual temporada do Brasileirão, o lateral esquerdo Abner, de 21 anos, é o mais valioso, sendo que é estimado em 7,50 milhões de euros. Outro jovem é o Khellven, da outra lateral, com 20 anos e um valor de 4,70 milhões de euros.

Depois, mais dois jovens talentos formados no próprio CAP. O Christian é um meio-campista de 20 anos e valor de 4,5 milhões de euros. Enquanto o zagueiro Lucas Halter, de 21 anos, vale 4 milhões de euros. O mais velho e valioso é o goleiro Santos, de 31 anos e 3,5 milhões de euros. 

9 – Bragantino

Essa talvez seja a maior curiosidade do texto. O Red Bull Bragantino é uma espécie de filiam da Red Bull, que tem expandindo os seus negócios em vários esportes. Depois que veio esse apoio da marca, o clube conseguiu contratar vários jogadores valiosos. 

Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Hoje, o elenco é formado por 31 jogadores e 3 deles são de seleções. O clube é pouco conhecido e só tem 2 títulos importantes, ambos da Série B do campeonato brasileiro. Mas, para essa temporada investiu em contratações. 

O ponta direita Artur vale 6 milhões de euros. O goleiro Cleiton um pouco menos, 5 milhões de euros. Já o meio-campista Bruno Praxedes, de 19 anos, tem o mesmo valor de mercado do Cleiton. A curiosidade é o centroavante Jan Hurtado, que veio do Boca Juniors, 4,5 milhões de euros.

8 – Internacional

São 28 jogadores no elenco atual e um valor de mercado que fica bem próximo do Santos, que vem abaixo: 59,75 milhões de euros. O Inter tem 4 jogadores de seleção, como o Víctor Cuesta, da Argentina, que é um dos mais valiosos (4 milhões de euros). O clube vale 59,75 milhões de euros em elenco.

Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Mas, ele não é o que mais vale, não. Isso porque o camisa 10 do clube, o Taison, vale 7 milhões de euros no mercado da bola. Seguido do jovem Yuri Alberto, de apenas 20 anos e 6 milhões de euros. O Patrick, que joga pelo meio, vale 4,5 milhões de euros.

Curiosidades a parte, o Paolo Guerrero, que é um peruano muito conhecido, tem pouco valor hoje devido a sua idade: 37 anos e 750 mil euros. Já o ponta direita Palacios, do Chile, tem moral e tem feito o seu valor de mercado subir. Hoje, está em 2 milhões de euros. 

7 – Santos

A partir do Santos, você vai ver um trio de clubes paulistas nesse ranking. O Santos é um dos clubes da Série A com mais jogadores no seu plantel, somados eles chegam a 41. E eles somam 59,85 milhões de euros na atualidade. 

Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Assim como o São Paulo, que será citado abaixo, o Santos é conhecido por formar ótimas referências na sua base. E isso se explica hoje. Os dois jogadores mais caros são da base, sendo o Ângelo Gabriel, de 16 anos e o Kaiky, de 17 anos. Eles valem 7 e 6 milhões de euros.

Já o Marinho, que é bem mais experiente, com 31 anos, vale 4 milhões de euros no mercado, o mesmo valor do Felipe Jonatan. Outro destaque é o Sandry, da base, que tem só 19 anos e vale 3,5 milhões de euros no mercado do futebol

6 – Corinthians

O Corinthians, o time do povo, aparece aqui na lista também. Atualmente, possui 31 jogadores, sendo 2 disponíveis para as suas seleções. É um dos clubes grandes com menores estrangeiros, sendo apenas 2 deles. O Cantillo e o Aaros valem 3,2 milhões de euros.

Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Porém, não são os mais valiosos do elenco. Nem mesmo o Giuliano, que chegou a pouco tempo. Ele vale 3,1 milhões de euros. Mas, o William, que já chegou vestindo a 10 é o mais caro, sendo um valor de 9 milhões de euros. O valor do elenco todo é 71,25 milhões de euros.

Seguido dele, vem outra novidade no clube, o Roger Guedes, que é bem jovem, com apenas 24 anos e tem um valor de mercado de 7,5 milhões de euros. Para fechar o trio, Lucas Piton, um jovem da base e o Renato Augusto, já experiente, que valem 5 milhões de euros cada um. 

5 – São Paulo

Iniciando o nosso top 5 dos clubes brasileiros mais ricos em termos de elenco, vem o São Paulo. Com 33 jogadores no plantel, o clube paulista tem valor de mercado de 81,05 milhões de euros, sendo que tem 4 jogadores de seleção na sua composição. 

Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Conhecido por ser um clube que forma jovens talentos para o futebol, o seu jogador mais valioso da temporada é o Igor Gomes, que tem 22 anos e joga pelo meio-campo, na parte ofensiva. Ele vale 8,5 milhões de euros, conforme o Transfermarkt.

Depois dele, outro jovem talento, o Gabriel Sara, que também atua pelo meio-campo e também tem 22 anos. Ele vale um pouco menos, de 6,5 milhões de euros. E para fechar o top 3, nós temos o estrangeiro, argentino, Calleri, um centroavante de 5 milhões de euros. 

4 – Grêmio

O elenco atual do Grêmio é bem recheado, com 34 jogadores, dos quais 4 são de seleções. Assim, o valor total do plantel fica em 84,95 milhões de euros. Isso torna o Grêmio um dos grandes e ricos clubes do país. É o que tem mais valor no Sul do país.

Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, o meio-campista ofensivo Jean Pyerre, que tem só 23 anos é o de maior valor de mercado, sendo que tem estimativa de 9 milhões de euros. Depois, vem outros dois jovens, sendo o Vanderson, que é um lateral direito de 20 anos e vale 8,5 milhões de euros.

Na terceira posição, o camisa 11 do clube gaúcho, Ferreira, chamado também de Ferreirinha. Ele tem 23 anos e um valor de mercado de 7,5 milhões de euros. O Douglas Costa, que era da Juventus chega no clube valendo pouco menos do que 6 milhões de euros.

3 – Atlético Mineiro

O elenco do Atlético Mineiro é completo, mas não é o maior clube da Série A do Brasil. Ele é composto por 29 jogadores, sendo que 7 deles já participaram ou participam dos jogos da seleção também, como o Zaracho, que joga pela Argentina.

Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, o Zaracho é o jogador mais valioso do clube, com estimativa de 9 milhões de euros. Depois, vem o Guilherme Arana, que retornou ao país e vale 8 milhões de euros. Outro jovem é o Jefferson Savarino, da Venezuela, um ponta direita de 7 milhões de euros. 

O elenco todo está estimado em 98,45 milhões de euros. E os recém contratados não são os mais valiosos do momento. Diego Costa vale 6 milhões de euros e Nathan Silva vale 4 milhões de euros, por exemplo. Isso tudo coloca o Galo no top 3.

2 – Palmeiras

Bem próximo do primeiro colocado, entre os clubes mais valiosos do país, a gente tem o Palmeiras, que tem um valor de mercado de 143,20 milhões de euros no elenco atual. Aliás, o plantel é formado por 32 jogadores e 4 deles atuam pela seleção do país. 

Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

O destaque fica por conta do jovem jogador de 19 anos, o Gabriel Veron, que é um ponta-direita que tem valor estimado em 16 milhões de euros. Depois, vem outro jovem, só que de 20 anos, o Gabriel Menino, com 14 milhões de euros. 

Na sequência, o experiente Dudu e o jovem Patrick de Paula empatam com valores iguais, sendo de 12 milhões de euros. No fim de carreira, o volante Felipe Melo vale menos do que 600 mil euros. Hoje, ele tem 38 anos. Agora, vamos ao clube mais valioso.

1 – Flamengo

Conforme o site que usamos como base de estudo, o Flamengo tem um plantel de 31 jogadores atualmente, sendo que 7 deles são, eventualmente, chamados para compor a seleção dos seus países. Por isso, é um clube valioso do Brasil. 

Conheça os times com elencos mais valiosos do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

O valor total anunciado no plantel é de 147,75 milhões de euros, sendo que o jogador do Flamengo mais valioso é o Gabriel Barbosa, também chamado de Gabigol. Ele tem uma estimativa de 26 milhões de euros. E se o valor dele impressiona, veja outros.

Depois, vem o Arrascaeta, que é um uruguaio, de 18 milhões de euros. E o Pedro fecha essa tríplice coroa do Mengão, sendo que o valor de mercado dele é avaliado em 14 milhões de euros. Aliás, o Pedro deve ser negociado em breve, estimam os jornalistas.

E se a lista continuasse?

Se a nossa lista fosse além dos 10 clubes mais valiosos do Brasil em termos de elenco, ela sairia do Atlético Paranaense e passaria por Fluminense, Bahia, Fortaleza, Atlético Goianiense, Cuiabá, Ceará, Juventude, América Mineiro, Sport e Chapecoense. 

Curiosamente, o jogador mais valioso do Brasileirão é o Gabigol, que acabamos de mencionar e vale 26 milhões de euros, certo? Esse valor é maior do que o elenco todo dos clubes citados nesse tópico, sem contar o Fluminense.