Você sabe quais são as celebridades do esporte que mais são influentes? Conforme pesquisas de revistas famosas, como Times e Forbes, a gente foi atrás das respostas. Além disso, consideramos todos os esportes e não apenas o futebol.
Por isso mesmo, você vai ler sobre atletas do basquete, do golfe, do boxe, do automobilismo. E, inclusive, nós vamos começar de um jeito bem diferente: citando um esportista do críquete. Aliás, esse texto não está em ordem de importância e sim de curiosidades. Entenda.
10 – Virat Kohli (Críquete)
A gente quer começar com uma curiosidade. Primeiro que estamos falando de um atleta indiano. Depois, que é jogador de críquete. O esporte pode não ser comum no mundo todo, mas faz o maior sucesso em países asiáticos.
O capitão indiano está entre as pessoas mais influentes conforme a Revista Times no Mundo. Ele, inclusive, recebeu o prêmio de Padma Shri, que é uma espécie de prêmio civil local. E esteve em 7º colocado como uma das marcas mais valiosas da Forbes.
Para quem não entende isso, saiba que é visto como mais influente do que outros esportistas de muita fama. Curiosamente, ele é um dos principais nomes de pessoas que acreditam na tese vegana, da alimentação sem elementos animais. Tem uma fundação desde 2013 para ajudar crianças carentes e fundos para eventos.
9 – Conor McGregor (Boxe)
É claro que ao longo do texto você vai ler sobre muitos nomes lendários do futebol. Porém a gente optou por trazer, nesse começo de textos, referências de outros esportes, que também acabam influenciado pessoas no mundo e o tempo todo. Conor é um deles.
Ele é um lutador que sempre ganha milhões de dólares em suas lutas. Foi notícia mundial com assuntos polêmicos, que envolve porrada e fianças. De fato, não estamos falando de um bom exemplo para as crianças, há de se concordar.
Porém o texto é sobre pessoas influentes e o irlandês se encaixa muito bem nisso. Desse lado social, aliás, ele é bem visto pela área da moda, já que é um galã fora do ringue. A imprensa também garante que é um pai babão e um homem apaixonado.
8 – Tom Brady (Futebol Americano)
Não, não e não. Não dá para falar de futebol americano sem falar de Tom Brady. Bom, e nem sem falar do Super Bowl, que é a final da competição. Aliás, é o evento esportivo, de um campeonato nacional, que mais arrecada dinheiro todos os anos.
E Tom Brady se encaixa muito bem nisso. Ele é o maior vitorioso da competição. O mais legal é que, junto com a esposa, Gisele Bunchen, ele sempre cria campanhas publicitárias de cunho social. Por isso, você vai ler que ele raspou a cabeça para ajudar uma instituição de câncer, por exemplo.
Além do mais, nos últimos meses, ele e a esposa doaram 750 mil refeições para instituições carentes de Tampa, moradores da Flórida, através da Feeding America. Aos 43 anos, além dos títulos que acumula, ele é uma das figuras mais admiradas por fazer esse papel de caridade.
7 – Lewis Hamilton (Fórmula 1)
O Hamilton sempre está na fala das pessoas que citam os maiores pilotos de todos os tempos. Ele chega a ser mencionado mais do que Ayrton Senna e Michael Schumacher por exemplo. Além do mais, ele tem um papel social de grande relevância.
Primeiro porque é um ativista da causa negra. Depois, porque é embaixador de instituições. Além de sempre fazer campanhas com esse fim. Recentemente, ele cedeu a imagem para a Save The Children. O piloto britânico é uma lenda do esporte e exemplo para muitas crianças.
6 – Tiger Woods (Golfe)
Ele é um fenômeno jogando golfe, representa os negros norte-americanos e de todo mundo, é politicamente ativo e um cara muito bem-visto. Entre publicidades, prisão e vitórias, ele até pode não ser o melhor exemplo dentro do esporte, mas tem o seu espaço.
Atualmente, com 45 anos, ele chegou a perder patrocínios após casos de escândalos divulgados na internet. A prisão foi em 2017, quando ele foi abordado pela polícia por dirigir em situações alteradas – estava embriagado.
Atualmente, não é uma das personalidades que mais divulga trabalhos sociais. No entanto, não é dá para negar que é um dos atletas mais influentes do mundo. Sem contar que também está na lista dos maiores campeões do golfe, um esporte popular em vários países.
5 – Neymar Jr. (Futebol)
Provavelmente, você imaginou que o nome do Neymar estaria na lista, certo? De fato, ele é um dos atletas mais influentes do mundo, ainda que não em grande parte pelo seu apelo social. Em boa parte das vezes, isso se deve às polêmicas.
O atacante brasileiro está na mídia por participar de grandes transações no futebol internacional, por marcar gols importantes e por ser irreverente fora dos gramados. Na lista dos mais amados do Instagram tem o seu espaço, com 142 milhões de seguidores.
Para se ter uma ideia da influência dele, ele é um dos que mais recebe patrocínios, inclusive, para fazer postagens nas suas páginas. Portanto, uma grande parte delas é para indicar marcas. Também tem a própria instituição, chamada de Instituto Neymar.
4 – Roger Federer (Tênis)
Para uma grande parte do público, nós estamos diante de um dos maiores jogadores de tênis de todos os tempos. Com idade avançada e alto nível de jogo, ele é um exemplo dentro das quadras, mas também fora delas. Fora delas, inclusive, é visto como “excelente pessoa”.
Ele é muito respeitado pelos adversários. Do lado social, ele possui uma Fundação Roger Federer, que permite aplicar e praticar atividades em países africanos, como a África do Sul, que é a terra natal da sua mãe.
A instituição é uma das pioneiras entre os atletas de maior respeito no mundo. Ela existe desde 2003 e tem o objetivo público de ajudar crianças carentes, através do acesso à educação e ao esporte. A instituição avalia que já ajudou mais de 1 milhão de crianças.
3 – Lionel Messi (Futebol)
O melhor jogador de futebol do mundo de todos os tempos não poderia ficar de fora do top 3 dos atletas mais influentes, certo? Aliás, ele tinha de tudo para ser o mais influente, no entanto, o seu jeito menos midiático não permitiu isso.
Messi, que é um jogador argentino e do Barcelona, tem 168 milhões de seguidores no Instagram. Inclusive, ele faz sucesso não pelas postagens patrocinadas e sim por aquelas que falam sobre sua rotina, seja de treino ou de descanso.
Em termos de público, o fato de ser muito sediado fez com que ele cedesse às tentações das empresas, como em jogos de video game. Messi tem a própria fundação para usar fundos sociais, como o programa de cooperação internacional para ajudar crianças sem recursos.
2 – LeBron James (Basquete)
É muito raro encontrar uma pessoa que goste de basquete e não conheça esse nome. O LeBron é considerado o melhor jogador da NBA, que é a principal liga de basquete do mundo. No entanto, ele sempre foi um jogador mais acanhado. Porém a história tem mudado de rumo.
A cada novo ano que surge, ele tem aparecido na mídia por vários motivos, sendo a maioria de âmbito social. Tanto é que ele foi indicado como um dos atletas mais influentes do mundo pela revista Forbes. Inclusive, ele é um filantropo.
Sendo assim, apoia publicamente a “Boys & Girls of America”, além da “Children’s Defense Fund and Onexone”. Mais tarde, ele criou a própria fundação, que é chamada de LeBron James Family Foundation, que fica em Akron, nos Estados Unidos.
1 – Cristiano Ronaldo (Futebol)
Ele pode não ser o jogador que mais possui títulos de melhor do mundo. Mas está bem próximo disso. Por outro lado, considerando que o Messi é um jogador muito mais acanhado e tímido, o Cristiano leva o posto de jogador de futebol mais influente do mundo.
Para começo de conversa, saiba que ele tem, atualmente, 241 milhões de fãs no Instagram e isso diz muito sobre ele, ok? Outra coisa é que sempre foi um fenômeno na mídia, seja na internet ou na TV, jornais, entre outros. Todas as marcas querem o galã para o papel principal.
Em termos sociais, considere que em 2013 tornou-se o embaixador da Save The Children, que é uma campanha que luta contra a fome e a pobreza que é tão comum na vida de crianças do mundo inteiro. Além disso, ele é a imagem da Armani, Nike, Castrol, Toyota e Clear.
David Beckham
A gente não pode citar o Beckham, que é um ex-atleta de futebol da Seleção Inglesa e de vários clubes importantes, porque ele não atua mais nesse papel. Mas o fato é que sempre influenciou gerações, inclusive pelo seu lado “belo” que expunha dentro e fora de campo.
Além disso, até hoje, ele é uma figura muito bem-vista pelas empresas, sendo sinônimo não apenas de beleza masculina, mas também que causa impactos sociais positivos nas comunidades ao redor do mundo. Atualmente, é embaixador, palestrante, modelo e investidor.